Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


terça-feira, 21 de abril de 2009

Oracle compra Sun Microsystems por US$ 7,4 bilhões

Por Eduardo Legatti

Olá,



Após as negociações da Sun com a IBM terem fracassado há cerca de duas semanas, a Oracle não perdeu tempo
e ofereceu US$ 7,4 bilhões pela Sun Microsystems, que aceitou a proposta. O Conselho de Administração da Sun Microsystems aprovou a transação por unanimidade.

A aquisição da Sun segue a tendência de outras compras realizadas pela Oracle no setor de tecnologia nos últimos anos, como Siebel, PeopleSoft e BEA Systems mas, segundo a Oracle, a aquisição da Sun será mais lucrativa no seu primeiro ano que as compras da BEA, PeopleSoft e Siebel combinadas.


Já o presidente executivo da Oracle, Larry Ellison, mostrou a sua satisfação com o acordo alcançado e afirmou que o Java e o Solaris foram as duas principais razões para a aquisição da Sun. Para o executivo, o movimento está em linha com a estratégia de aquisições da companhia, sempre em busca de produtos líderes de mercado.

A Oracle considera o Solaris como a melhor tecnologia Unix disponível no mercado, o que, segundo Ellison, explica porque há mais bancos de dados da companhia rodando neste sistema operacional do que em qualquer outro. Ele afirmou que os clientes que contam com os dois produtos terão benefícios advindos da integração técnica de ambos.

Com a aquisição da Sun, a Oracle talvez crie problemas para usuários do MySQL, que pregam independência de fornecedores de software proprietário mas, em um comunicado divulgado sobre a aquisição, a Oracle afirma que o MySQL será parte integrante da já existente suíte de bancos de dados Oracle, que inclui produtos como o Database 11g, o TimesTen, o open-source Berkeley DB e o engine de storage transacional, também aberto, InnoDB.

Já em outro comunicado sobre a aquisição, Charls Philips, presidente da Oracle, falou das vantagens da aquisição do Java e do Solaris, sem citar uma palavra sobre o MySQL.

Maiores informações podem ser acessadas no site da Oracle em Oracle e Sun.

No mais, agora é só esperar para ver no que vai dar ....

Fontes: Info plantão, IDG Now, ComputerWorld



2 comentários:

Anônimo disse...

Uma boa fusão, que na verdade sempre apareceu de maneira implica, rss...Abraço brother

David Ricardo

Eduardo Legatti disse...

Olá David,

Vou repetir o comentário que postei no blog do Willians:

Realmente acho que a aquisição da Sun pela Oracle não irá agradar à todos em um primeiro momento, isso até ela sinalizar claramente suas reais intenções com o Java, o Solaris, o MySQL, entre outros …

Não acredito que a Oracle transforme de algum jeito o MySQL em um banco de dados concorrente com o próprio Oracle, mas que o mesmo poderá se transformar em um grande trunfo frente à outros DBMS do mercado (PostgreSQL, Firebird, etc…), isso com certeza ocorrerá …

Agora fico pensando o que será do Oracle Express Edititon … Já em relação ao VirtualBox, uso o mesmo e posso dizer que é formidável, então espero que a Oracle não o deixe em segundo plano em virtude do Oracle VM.

Abraços e até mais ...

Postagens populares