Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


sábado, 25 de abril de 2009

Mercado de banco de dados mais acirrado ...

Por Eduardo Legatti

Olá,

"Um porta-voz da EnterpriseDB declarou que a aplicação da Oracle pode rodar sem mudanças com o seus Postgress Plus. Agora, aplicativos Oracle vão trabalhar "como são" com DB2 Release 9.7, disse Arvind Krishna, VP de servidores de banco de dados da IBM".

Pois bem, estive visitando o canal de notícias do site IT Web e achei esta matéria interessante. Acredito que as empresas de SGBDS estão começando a enxergar que a única forma de competir com a Oracle é fazer com que seus bancos de dados sejam compatíveis com funcionalidades do Oracle, PL/SQL, entre outras. Portanto, acho que isso será uma tendência e, quem tiver suas aplicações baseadas na tecnologia do banco de dados Oracle, poderão ter as mesmas portadas para outro SGBD sem nenhuma alteração de código.

É o caso do PostgreSQL Plus da empresa EnterpriseDB, que lançou anos atrás uma versão de banco de dados "EnterpriseDB" acredito que já baseada no PostgreSQL, mas com algumas funcionalidades compatíveis com o Oracle, e que, agora com o PostgreSQL Plus Advanced Server, mais itens foram adicionados com tais funcionalidades do Oracle PL/SQL, inclusive tendo as mesmas funcionalidades das famosas views de dicionários de banco de dados DBA_*, Public Synonyms, Sequences (CURRVAL, NEXTVAL), functions, packages, triggers, tipos de dados (CHAR, VARCHAR, VARCHAR2, NUMBER, BLOB, CLOB, DATE), pseudo-coluna ROWNUM, a tabela DUAL, entre outras como funções e variáveis embutidas (TO_CHAR, TO_DATE, TO_NUMBER, UPPER, LOWER, CHR, CONCAT, REPLACE, SUBSTR, ADD_MONTHS, NEXT_DAY, MONTHS_BETWEEN, TRUNC, LTRIM, RTRIM, LENGTH, RPAD, LPAD, CEIL, ROUND, FLOOR, NVL, NVL2, INITCAP, LEAST, GREATEST, DECODE, INSTR, LAST_DAY, USER, SYSDATE, SYSTIMESTAMP).


Portanto, acredito que quem possui aplicações baseadas na tecnologia do banco de dados Oracle irá, de alguma forma, se beneficiar destas compatibilidades, inclusive depois da recente aquisição da Sun MicroSystems pela própria Oracle, ou seja, a Oracle agora proprietária do Solaris, MySQL, Java, Virtualbox (software de virtualização), OpenOffice, GlassFish, entre outras ferramentas, ditará algumas regras do mercado.

Além do banco de dados Oracle, utilizo também o PostgreSQL já algum tempo, e estou pensando seriamente em adotar o PostgreSQL Plus Advanced Server como alternativa de negócio, pelo fato de o mesmo vender a idéia de dar suporte ao PL/SQL e outras compatibilidades com o Oracle, então, para as aplicações que utilizam o banco de dados Oracle, tirando o SQL ANSI adotado pela maioria, não seria necessário se preocupar em desenvolver triggers, stored functions/procedures distintas para SGBDS's distintos, ainda mais agora que a IBM está implementando no DB2 versão 9.7 essa tecnologia de compatibilidade com o Oracle, ou seja, seria mais uma opção para os clientes. Em relação a isso, fico imaginando como ficará o Oracle Express Edition, no meio de tantas novidades ...

Para maiores detalhes sobre a matéria, acesse o artigo "IBM adota tecnologia para atrair clientes Oracle" publicada no site da IT Web.

No mais, dia 28 às 14:00 irei participar de um seminário na web (Webinar), ministrado pela empresa EnterpriseDB, que abordará o assunto "Migrating Oracle to Postgres Plus Advanced Server". Meu foco será o de conhecer mais sobre esse pacote de compatibilidade com o Oracle adicionado ao PostgreSQL Plus Advanced Server. Para quem se interessar, bastará apenas fazer o registro no site da EnterpriseDB.



2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Eduardo.
As notícias e dicas são show de bola.

Um grande abraço,

Israel

Willians disse...

Muito bom o seu artigo Legatti ! Como sempre !
Isso faz aquela máxima "Se não pode vencê-los, junte-se a eles", cair como uma luva.

Abraço,
Willians

Postagens populares