Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa de Certificação da Oracle lança o portal CertView

Por Eduardo Legatti

Olá,

No início deste mês (Outubro/2009), a equipe do programa de certificação da Oracle lançou um sistema, ou melhor, um portal para todos aqueles profissionais, detentores ou não, de alguma certificação da Oracle. O nome deste portal é o CertView e pode ser acessado através do endereço http://certview.oracle.com.

Bom, só agora estou abordando este assunto pelo fato de apenas recentemente, eu ter conseguido logar com sucesso no portal. Enfim, foram algumas semanas enviando e-mails para a equipe do programa de certificação da Oracle através do e-mail ocpexam_ww@oracle.com, até receber uma resposta informando que o meu acesso havia sido autorizado.

No mais, o CertView nos dará de forma online a capacidade de:
  • Visualizarmos nosso histórico de exames de certificação realizados
  • Visualizarmos nossas informações demográficas (endereço, cidade, país, etc...)
  • Baixar os logos autorizados e oficiais referentes aos nossos certificados
  • Visualizarmos nosso histórico de certificações
  • Obtermos informações sobre o status do nosso kit certificação que é enviado pela Oracle
  • Enviarmos informações sobre a nossa certificação à terceiros

Em relação a esta última, o interessante é que poderemos enviar por e-mail para qualquer pessoa, uma autorização para que a mesma visualize informações sobre a nossa certificação. Ao receber o e-mail, o destinatário poderá clicar em um link privado e fornecer uma chave (código) contendo a autorização para visualização das informações dos certificados. Esta autorização é enviada pelo próprio portal CertView ao e-mail do destinatário em questão. Vale a pena salientar que o link e a chave de autorização possuem uma data de validade, ou seja, ambas expiram em 5 dias à partir do recebimento do e-mail pelo destinatário.


Vale a pena salientar que o CertView está disponível gratuitamente a todos os candidatos certificados ou não, e poderá ser acessado usando uma conta Oracle Single Sign On (SSO) cadastrada previamente.

Para tal, o candidato precisará fornecer suas informações demográficas à Pearson VUE, a nova empresa parceira da Oracle e provedora dos exames de certificação. Como todos já sabem, a Prometric não é mais a provedora dos exames da Oracle.

Para finalizar, abaixo está um vídeo de boas vindas com mais informações sobre o novo portal CertView.






4 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Eduardo!

Estou começando a estudar para entrar no mundo Oracle. Sou analista de suporte e trabalho somente com instalação do banco e geração de um script. Meu objetivo é tornar-se um DBA Oracle. Gostaria de saber se a prova de certificação é em português e se é facil obter conteudo de estudo em português.

João

Eduardo Legatti disse...

Olá João,

Pelo que sei, somente o exame 1Z0-007 Introduction to Oracle9i: SQL tinha a opção do idioma Português, mas receio que nem mesmo esse exame esteja mais disponível neste idioma. Portanto, a única opção é o idioma Inglês, sendo que para alguns exames ainda exista a opção do idioma Japonês. No mais, acho difícil você encontrar algum simulado em português. No caso do exame 1Z0-007, mesmo sabendo que poderia realizá-lo em Português, escolhi o idioma Inglês para já ir treinando o vocabulário para os exames posteriores que só estão disponíveis no idioma Inglês. Por falar nisso, acho que também não há o que se preocupar com os exames em Inglês, pois o Inglês utilizado é bem técnico e de fácil entendimento.

para maiores informações, aconselho a você ler os comentários dos artigos abaixo:

http://eduardolegatti.blogspot.com/2007/10/certificao-oracle-ocaocp-ocm.html
http://eduardolegatti.blogspot.com/2008/07/anunciado-exame-sql-adicional-como.html

No mais, fique tranqüilo e boa sorte.

Anônimo disse...

Obrigado Eduardo!

Comprei o livro Oracle database 11g - Manual do DBA - Administre um banco de dados corporativo Oracle escalável e seguro escrito por Bob Bryla e Kevin loney em português para começar meus estudos. Tem alguma indicação de livro e o que você considera como básico para se tornar um DBA. O que devo ter conhecimento para ter sucesso nesta "nova vida"? rsrsrs.

Obrigado de novo

joão

Eduardo Legatti disse...

Olá João,

Este livro é bom. Pelo menos, ele foi bem melhor traduzido para o Português do que o seu antecessor "Oracle Database 10g Manual do DBA". Digo isso porque tenho os dois. ;-)

Bom, acredito que para entrar nesta área, o profissional necessitará ter o conhecimento mínimo básico para iniciar um trabalho de trainee ou DBA Júnior, ou seja, conhecer as estruturas físicas e lógicas do banco de dados Oracle. Tem muitos livros e materiais na internet que você poderá procurar de forma a aprender coisas novas. Outra coisa é a prática. Sempre estude e pratique em um banco de dados Oracle e, qualquer dúvida, sempre acesse a documentação oficial em http://tahiti.oracle.com disponível no site da Oracle.

Olha, tem muita gente que tira certificação sem qualquer experiência na área, achando que com isso, irá conseguir um emprego rápido. Na verdade, a certificação vai dar uma maior visibilidade no currículo e chamar a atenção de quem está recrutando. Isso mostra que um profissional certificado tem mais oportunidades de quem não tem certificação. Quem tira certificação em uma determinada tecnologia na verdade está assinando que é um "expert" na mesma, ou seja, a certificação ajudou o profissional a ser chamado para uma entrevista. Agora, se nessa entrevista, o mesmo não demonstrar nenhuma experiência e/ou habilidades necessárias para ocupar o cargo, então pode ter certeza que o mesmo não será contratado. Infelizmente ou felizmente, é o mercado quem dita as regras, portanto é necessário que estejamos sempre preparados...

Quando eu estava estudando para tirar a certificação OCA 9i, eu estava estudando pelos manuais oficiais de quando eu fiz os cursos do Oracle 9i. Eu também tinha comprado os livros "OCA/OCP Introdução ao Oracle 9i SQL (1Z0-007)" e "OCA/OCP Oracle9i Database Fundamentos I (1Z0-031)" ambos da Oracle Press - Autor Jason Couchman. Já quando estava estudando para atualizar a minha certificação para OCP 10g, passei mais tempo praticando no prórpio banco de dados e lendo muito da
documentação oficial.

Qualquer coisa acesse o link http://eduardolegatti.blogspot.com/2009/06/este-mercado-e-promissor-vale-pena.html

Abraços e até mais.

Postagens populares