Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O que esperar do novo Oracle 11g

Por Eduardo Legatti

Olá,

Para fechar este ano, e como último artigo de 2007, não poderia deixar de comentar sobre o lançamento do Oracle 11g, e então resolvi postar o comunicado mais esperado pela comunidade Oracle publicado pela imprensa Oracle (Oracle press) no mês de setembro/2007.


Oracle® 11g chega ao mercado brasileiro



Com mais de 400 recursos adicionais, 15 milhões de horas de testes e 36.000 pessoa/meses de desenvolvimento, o banco de dados Oracle 11g destaca-se como o software mais inovador e de mais alta qualidade já lançado pela Oracle. “O banco de dados Oracle 11g oferece aos clientes a capacidade de assumir o controle de suas informações empresariais, ter melhor visão dos negócios e adaptar-se com rapidez e confiança a um ambiente competitivo que passa por grandes mudanças”, afirmou William Hardie, vice-presidente de Marketing de Produto de banco de dados da Oracle. “Trabalhando junto com nossos clientes, incorporamos novas capacidades e recursos aprimorados nessa nova versão, a fim de ajudar a minimizar o risco das mudanças, cumprir as expectativas de nível de serviços dos usuários e regulamentações, além de baixar custos de TI”, completa Hardie.

Com mais de 400 recursos adicionais, 15 milhões de horas de testes e 36.000 pessoa/meses de desenvolvimento, o banco de dados Oracle 11g destaca-se como o software mais inovador e de mais alta qualidade já lançado pela Oracle. “O banco de dados Oracle 11g oferece aos clientes a capacidade de assumir o controle de suas informações empresariais, ter melhor visão dos negócios e adaptar-se com rapidez e confiança a um ambiente competitivo que passa por grandes mudanças”, afirmou William Hardie, vice-presidente de Marketing de Produto de banco de dados da Oracle. “Trabalhando junto com nossos clientes, incorporamos novas capacidades e recursos aprimorados nessa nova versão, a fim de ajudar a minimizar o risco das mudanças, cumprir as expectativas de nível de serviços dos usuários e regulamentações, além de baixar custos de TI”, completa Hardie.

O banco de dados Oracle 11g, construído com 30 anos de experiência em design, oferece recursos de última geração para gerenciamento de informações empresariais", afirma Andy Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologias de Servidor de banco de dados da Oracle. "Mais do que nunca, nossos clientes enfrentam desafios, tais como rápido crescimento dos dados, aumento da integração entre eles e pressões no custo da tecnologia para conectividade. O banco de dados Oracle 10g foi pioneiro em grid computing e mais da metade dos clientes Oracle migraram para essa versão. Agora, o banco de dados Oracle 11g oferece os recursos que nossos clientes solicitaram para acelerar a ampla adoção e crescimento dos grids Oracle, representando uma inovação real, que se volta para desafios reais, trazidos até nós por clientes reais", completa Mendelsohn.

Com o banco de dados Oracle 11g, as organizações poderão assumir o controle de suas informações empresariais, ter uma melhor visão dos negócios e adaptar-se com rapidez a um ambiente competitivo que passa por grandes mudanças. A nova versão aumenta a capacidade de cluster de banco de dados, além de acelerar a automação do data center e o gerenciamento da carga de trabalho. Com grids seguros, altamente disponíveis e escaláveis de servidores e armazenamento de baixo custo, os clientes Oracle têm suporte para as aplicações mais exigentes de processamento de transações, data warehousing e gestão de conteúdo.

Testes com aplicativos ajudam a reduzir tempo, risco e custo da mudança

O banco de dados Oracle 11g apresenta recursos avançados de autogerenciamento e automação para ajudar as organizações a cumprir acordos de nível de serviços. Por exemplo, como as organizações precisam fazer atualizações regulares do sistema operacional e do banco de dados, além de alterações no hardware e no sistema, o banco de dados Oracle 11g conta com o Oracle Real Application Testing. Ou seja, trata-se do primeiro banco de dados capaz de ajudar os clientes a testar e gerenciar alterações em seu ambiente de TI rapidamente, de maneira controlada e econômica.

Maior retorno do investimento em soluções de recuperação de catástrofe

No banco de dados Oracle 11g, o Oracle Data Guard permite a utilização do banco de dados em standby para melhorar o desempenho no ambiente de produção, além de fornecer proteção contra falhas do sistema e catástrofes. O Oracle Data Guard possibilita a leitura e a recuperação simultâneas de um único banco de dados de standby, tornando-o disponível para geração de relatórios, backup, testes e atualizações para bancos de dados de produção. Ao aliviar a carga de trabalho de um sistema de produção para um de standby, o Oracle Data Guard ajuda a melhorar o desempenho dos sistemas de produção e fornece uma solução mais econômica para recuperação de catástrofe.

Aprimoramento da gestão do ciclo de vida das informações e do armazenamento

O banco de dados Oracle 11g conta com novos e significativos recursos de particionamento e compactação de dados para as gestões do ciclo de vida das informações e do armazenamento com mais economia. O banco de dados Oracle 11g automatiza muitas operações de particionamento de dados e amplia o particionamento por faixas, por função matemática e por listas (em inglês, range, hash e list), incluindo as novas extensões por intervalo, referência e por coluna virtual (em inglês, interval, REF e virtual columns). Além disso, o banco de dados Oracle 11g oferece um conjunto completo de opções de particionamento composto, permitindo que o gerenciamento do armazenamento seja orientado por regras de negócios.

Complementando recursos já tradicionais de compactação de dados, o Oracle 11g oferece ainda compactação avançada para dados estruturados e não-estruturados (em inglês, large objects ou LOBs) gerenciados em ambientes de processamento de transações, data warehousing e gestão de conteúdo. É possível atingir índices de compactação de 2x a 3x ou até mais para todos os dados, com os novos recursos avançados presentes no banco de dados Oracle 11g.

Registro total de todas as alterações nos dados 

A nova versão também apresenta o "Oracle Total Recall", que possibilita a consulta de dados em tabelas designadas a partir de pontos no passado. O recurso é uma maneira fácil e prática de acrescentar uma dimensão de tempo aos dados para acompanhamento de alterações, auditoria e cumprimento de regulamentações.

Máxima disponibilidade de informações

A Oracle tem sido líder no mercado em proteção para aplicativos de banco de dados contra indisponibilidade planejada ou imprevista. O Oracle 11g mantém essa liderança, pois facilita o atendimento das expectativas de disponibilidade de seus usuários. Dentre os novos recursos estão o Oracle Flashback Transaction, que facilita a reversão de uma transação efetuada com erro, bem como de qualquer transação dependente; Parallel Backup and Restore, que ajuda a melhorar o desempenho do backup e restauração de bancos de dados grandes; e 'hot patching', que melhora a disponibilidade do sistema ao permitir que correções sejam aplicadas sem a necessidade de interromper a operação do banco de dados. Além disso, um novo recurso de aconselhamento – Data Recovery Advisor – ajuda os administradores a reduzir significativamente a parada para recuperação, o que permite automatizar investigação de falhas, determinar planos de recuperação e lidar com várias situações de crise.

Oracle Secure Files

Esse recurso de última geração tem a função de armazenar grandes objetos como imagens, textos ou tipos de dados avançados – incluindo XML, imagens médicas e objetos tridimensionais – dentro do banco de dados. O Oracle Secure Files oferece desempenho dos aplicativos de banco de dados plenamente comparável aos sistemas de arquivos. Ao armazenar uma variedade mais ampla de informações empresariais e recuperá-las com rapidez e facilidade, as empresas podem saber mais sobre seus negócios e adaptar-se com agilidade.

XML mais rápido

O banco de dados Oracle 11g inclui aprimoramentos significativos de desempenho no XML DB, um recurso que permite armazenar nativamente e manipular dados em XML. Acrescentou-se o suporte para XML binário, oferecendo aos clientes várias opções de armazenamento de XML que atendem aos seus requisitos específicos de aplicação e desempenho. O XML DB também possibilita manipulação de dados em XML usando interfaces padrão de mercado com suporte para XQuery, Java Specification Requests (JSR)-170 e padrões SQL/XML.

Criptografia transparente

O banco de dados Oracle 11g complementa seus imbatíveis recursos de segurança com a adição de outros significativos. A nova versão apresenta um aprimoramento dos recursos do Oracle Transparent Data Encryption, além da criptografia no nível das colunas. O banco de dados Oracle 11g oferece criptografia de tablespaces, que pode ser utilizada para criptografar tabelas inteiras, índices e outros armazenamentos de dados.

 
Cubos OLAP incorporados

O banco de dados Oracle 11g também oferece inovações em data warehousing. Os cubos OLAP foram aprimorados para se comportar como visualizações materializadas no banco de dados. Com isso, os desenvolvedores podem usar SQL padrão de mercado para consultas de dados, além de beneficiarem-se com a alta performance proporcionada por um cubo OLAP. Os novos recursos de notificação contínua de consultas permitem que os aplicativos sejam notificados imediatamente, sempre que forem feitas alterações importantes nas informações contidas no banco de dados, sem sobrecarregá-lo com pesquisas constantes.

Pool de conexões e caches de resultados das consultas

Os recursos de desempenho e escalabilidade do banco de dados Oracle 11g possibilitam às empresas manter uma infra-estrutura de serviços de alta qualidade. O novo produto consolida ainda mais a posição da Oracle como líder em desempenho e escalabilidade do mercado, com novos recursos como Query Result Caches, que melhoram o desempenho e a escalabilidade do aplicativo com o armazenamento em cache e a reutilização dos resultados de consultas acessadas com freqüência e as funções das camadas do banco de dados e do aplicativo. Oferece ainda o Database Resident Connection Pooling, que melhora a escalabilidade dos sistemas baseados na web ao fornecer pools de conexões para aplicativos que não são multithread, ou seja, quando diferentes partes de um código são executadas concorrentemente ou simultaneamente.

Desenvolvimento de aplicativos

O banco de dados Oracle 11g oferece várias ferramentas e um processo rápido de desenvolvimento de aplicativos, que aproveita plenamente os principais recursos dessa nova versão. Dentre eles, estão os novos recursos como cache no cliente, XML binário para melhor desempenho dos aplicativos, processamento de XML e armazenamento e recuperação de arquivos. Além disso, o Oracle 11g também inclui um novo compilador Java just-in-time para executar procedimentos Java no banco de dados mais rapidamente, sem a necessidade de um compilador de outro fornecedor; integração nativa com o Visual Studio 2005 para desenvolvimento de aplicativos .NET no Oracle; ferramentas de migração de Access com Oracle Application Express; e um recurso para fácil criação de consultas do SQL Developer e rápida codificação de rotinas SQL e PL/SQL.

Aprimoramentos no auto-gerenciamento e na automação

Os recursos de gerenciamento do banco de dados Oracle 11g foram desenvolvidos para facilitar o gerenciamento dos grids empresariais, atendendo às expectativas dos usuários quanto ao nível dos serviços. O banco de dados Oracle 11g conta com mais recursos de auto-gerenciamento e automação, que contribuem para a redução dos custos de gerenciamento dos sistemas e o aumento do desempenho, da escalabilidade, da disponibilidade e da segurança de seus aplicativos do banco de dados. Entre os novos recursos de gerenciamento presentes no Oracle 11g, destacam-se o ajuste automático de SQL e memória; o novo Partitioning Advisor que sugere aos administradores automaticamente como particionar tabelas e índices para melhorar o desempenho; e diagnóstico aprimorado do desempenho para clusters de banco de dados. Além disso, o banco de dados Oracle 11g inclui um novo Support Workbench que fornece uma interface fácil de usar, além de apresentar incidentes relacionados à integridade do banco de dados aos administradores, junto com informações para conduzir a resolução rapidamente."


Meu Comentário:


De acordo com o comunicado acima e dentre os vários recursos mencionados, o que eu mais esperava e achava inclusive que já estaria disponível na versão do Oracle 10g é a possibilidade de criar colunas virtuais, ou seja, os valores destas colunas não são armazenados fisicamente. Estas colunas são conhecidas entre os desenvolvedores de aplicações como "campos calculados". No Oracle 11g, teremos a opção de criar os campos calculados diretamente em uma tabela e assim, não ficar precisando mais gerar estas informações de forma codificada em nossas aplicações. Em resumo, o Oracle fará automaticamente para nós o cálculo baseado em uma expressão definida na coluna em questão:

SQL> CREATE TABLE emp (
  2  cod         NUMBER,
  3  nome        VARCHAR2(60),
  4  sobrenome   VARCHAR2(60),
  5  salario     NUMBER(9,2),
  6  comissao1   NUMBER(3),
  7  comissao2   NUMBER(3),
  8  salario1    AS (ROUND(salario*(1+commissao1/100),2)),
  9  salario2    NUMBER GENERATED ALWAYS AS (ROUND(salario*(1+comissao2/100),2)) VIRTUAL,
 10  CONSTRAINT pk_emp PRIMARY KEY (cod)
);

SQL> INSERT INTO emp (cod,nome,sobrenome,salario,comissao1,comissao2)
  2  VALUES (1,'EDUARDO','LEGATTI',100,5,10);

SQL> INSERT INTO emp (cod,nome,sobrenome,salario,comissao1,comissao2)
  2  VALUES (2, 'ELIZA', 'A. MENDES', 200, 10, 20);

SQL> SELECT * FROM emp;

 COD  NOME      SOBRENOME  SALARIO  COMISSAO1 COMMISSAO2  SALARIO1  SALARIO2
------ --------- ---------- ------- ---------- ---------- --------- ---------
     1 EDUARDO   LEGATTI        100          5         10       105       110
     2 ELIZA     A. MENDES      200         10         20       220       240

2 linhas selecionadas. 
 



Nenhum comentário:

Postagens populares