Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Certificação Oracle OCA,OCP, OCM ...

Por Eduardo Legatti

Olá,

O processo para obter a certificação Oracle, se resume em ter êxito em um conjunto de exames em formato eletrônico, todos em inglês (alguns poderão estar disponíveis em português) e de múltipla escolha, que deverão ser realizadas pelos candidatos "onsite" em centros autorizados. Estes exames são oferecidos pelos centros autorizados da Prometric Thompson disponíveis em todo o mundo e para cada curso da área desejada existe um exame correspondente. Para quem tem experiência em gerenciar o banco de dados Oracle, porque não tentar obter uma certificação? Darei mais detalhes sobre os exames logo mais abaixo.

Atualmente (até a publicação deste artigo), a Oracle trabalha com os seguintes níveis de certificação para banco de dados:

Fonte: Oracle

O programa de certificação Oracle "certification paths" abrangem não só administração de banco de dados, mas também Aplicações, Middleware (web application server administrator e application developer) e Linux. Por exemplo, dentro da categoria Middleware são oferecidos exames para os produtos Oracle 10g AS, Oracle9iAS, Oracle9i Forms e Oracle 6i Forms enquanto que na categoria Aplicações são oferecidos exames para Oracle E-business Suite 11i, Siebel 7.7 CRM Applications, Enterprise PeopleTools 8.48, etc... Uma coisa importante a salientar é que os cursos e exames não precisam necessariamente serem realizados em uma seqüência obrigatória específica, mas a seqüência da certificação precisa obrigatoriamente seguir a ordem OCA > OCP > OCM.

O que são as certificações OCA, OCP e OCM?
 
Oracle Certified Associate é o nível inicial para certificações, neste nível o candidato terá feito basicamente as primeiras provas dependendo da carreira que escolheu. Este nível de certificação reconhece os candidatos que estão iniciando sua formação e os permite acessar algumas informações dentro da comunidade OCA no site da Oracle university (OU). Esta certificação é obrigatória para que o candidato se torne um OCP e conseqüentemente um OCM.

Oracle Certified Professional é o nível de reconhecimento para os candidatos que possuem habilidades técnicas avançadas em gerenciamento de banco de dados Oracle. Para a obtenção deste certificado, é necessário realizar pelo menos um curso oficial e, se for o caso, realizar uma última etapa conhecida como Hands On Course Requirement Form em que consiste em fornecer à Oracle as informações sobre a data de início da realização curso, local do curso, nome do centro autorizado ou instituição que ofereceu o curso, etc... Então, após a conclusão bem sucedida de todas as etapas, o candidato receberá o certificado diretamente da Oracle dos Estados Unidos em 6 ou 8 semanas. Para aqueles profissionais que estão fazendo um "upgrade" da certificação OCP, por exemplo, do Oracle 9i para o Oracle 10g não será necessário realizar esta fase.

Oracle Certified Master é o nível de reconhecimento superior Oracle. Este nível certifica o candidato como sendo "Expert" na área escolhida pelo candidato. Para tal o candidato já deverá ter a certificação OCP e também terá que se submeter às simulações práticas em ambiente reais. Sobre o curso de dois dias, são dados aos candidatos os cenários em que são pedidos para executar as tarefas técnicas que requerem configuração, diagnóstico, resolução de problemas, backup e recovery entre outros. Os cenários devem ser terminados dentro de um tempo específico e não há nenhuma questão do tipo múltiplo-escolha. É altamente recomendado que os candidatos tenham um mínimo de três a quatro anos da experiência prática em gerenciar Banco de dados Oracle complexos. Atualmente este exame é realizado em dois dias em um ambiente previamente montado nas seguintes cidades: Chicago nos Estados Unidos; Düsseldorf na Alemanha; Reading no Reino Unido; Seoul na Coréia; Hong Kong na China e Tokyo no Japão. Para ser um profissional OCM o candidato terá que freqüentar pelo menos dois treinamentos oficiais Oracle.
O exame prático para obtenção da certificação OCM focaliza em oito áreas de tópico preliminares:
  • Configuração da base de dados
  • Configuração de rede de Oracle
  • Instalação e configuração do Oracle Enterprise Manager
  • Disponibilidade da base de dados
  • Gerência de dados
  • Gerência da base de dados
  • Gerência de desempenho
  • Standby database and Data Guard
Como alguém se prepara para o OCM ? Ao contrário de outros testes da certificação que são compostos de questões de múltipla-escolha, o "practicum" do exame OCM requer que os candidatos pratiquem em um ambiente real "real-world".

A figura abaixo ilustra os exames necessários para obtenção da certificação:

Oracle 9i (Database Administrator)
Fonte: Oracle
Oracle 10g (Database Administrator)
Fonte: Oracle
Oracle 11g (Database Administrator)
Fonte: Oracle

Como proceder para marcar a data da realização do exame?

Como dito anteriormente, os exames podem ser marcados no site da Prometric exemplificado na figura abaixo:

Fonte: Prometric

Após criar uma conta de forma gratuita no site, você poderá escolher um centro autorizado em sua cidade e agendar a data do exame conforme um calendário. Este calendário é exibido de acordo com o centro autorizado escolhido pelo candidato na qual mostrará as datas e horas disponíveis para realização do exame em questão.
 

Fonte: Prometric
 

Escolha do exame:
 

Fonte: Prometric


Escolha do centro autorizado:

Fonte: Prometric

Todos os exames realizados (bem sucedidos ou não) são automaticamente atualizados dentro do histórico do candidato como mostra a figura abaixo:

Fonte: Prometric

O que é preciso saber para ter sucesso nos exames?

Ler o Oracle® Certification Program Candidate Guide disponível no site da Oracle é o primeiro passo. Para aqueles que querem obter a certificação, eu aconselho não somente estudar os materiais oficiais do exame pretendido, como também praticar em ambiente real o que foi aprendido. Realizar um curso para o exame pretendido se possível também não seria ruim, o problema é que atualmente estes cursos são muito caros.

Saliento que os exames abordam questões mais práticas e menos teóricas exatamente para avaliar a experiência do candidato. Para quem gosta de comprar livros, eu recomendo os guias de estudo da Sybex e acredito ser indispensável estudar e praticar os simulados, digo isso porque os simulados realmente imitam o ambiente real do exame a ser prestado, além de oferecer respostas às questões ajudando como um "guia de estudo". Outra vantagem em utilizar os simulados é a oportunidade que o candidato terá de se auto avaliar e relacionar os seus pontos fortes e fracos. Atualmente existem muitos por aí no mercado, mas a Oracle recomenda os softwares de simulação das empresas Self Test Software ou Transcender que realmente são muito bons e ajudam a fixar as partes teóricas. Para maiores detalhes acesse a página Practice Tests.

No mais, os exames em média permitem um tempo de duração entre 90 a 120 minutos (sujeita à alterações) com um percentual mínimo de 60% a 71% (sujeita à alterações) para aprovação e um preço variando entre $95 e $125 dólares, exceto para quem deseja obter a certificação OCM que atualmente está custando cerca de $2000 dólares.

Porque se tornar um Oracle Certified Professional ?

A razão número 1 para se tornar um Oracle Certified Professional é a oportunidade que o profissional tem de ganhar mais visibilidade e um maior acesso às oportunidades da indústria de TI. No geral, obter certificação em uma tecnologia ou produto, com certeza é a melhor maneira que um profissional tem de demonstrar seus conhecimentos e habilidades.


Para informações mais detalhadas sobre certificação e outros artigos relacionados ao assunto, acesse o site Oracle Certification Program



100 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do Blog, mais poderia me responder uma coisa: Se eu fizer a prova 1Z-001 ME TORNO UM OCA?

Eduardo Legatti disse...

Não, ainda você não se torna um OCA.
Para obter a certificação OCA Oracle 9i, será necessário também realizar o exame Oracle9i Database: Fundamentals I.

Obrigado e até mais.

together disse...

por favor.
gostaria de saber onde consigo materiais para estudar para a prova 1z-001 que no caso e a primeira do 9i??

Eduardo Legatti disse...

Você pode pesquisar no Google porque sempre tem alguém que disponibiliza algum material. No caso para obtenção da certificação OCA 9i, você deve fazer o exame (1Z0-007 - Introduction to Oracle9i SQL) ou (1Z0-001 - introduction to Oracle SQL and PL/SQL) e depois realizar o exame (1Z0-031 - Oracle9i Database Fundamentals I).

Até mais ...

Unknown disse...

Ola Eduardo, td bem?
Cara, uma duvida, ouvi e li em alguns lugares que para poder fazer as provas ou ate mesmo receber a certificação, é preciso alem de passar nas provas cursar um curso oficial da oracle. isso é verdade?!

valeu.
abraço.

Eduardo Legatti disse...

Sim e não. São coisas distintas. Para realizar os exames, o candidato não precisa comprovar que fez algum curso oficial da Oracle, inclusive não precisa comprovar curso algum para receber o certificado OCA. Agora, se você prestou atenção no artigo, você verá que para receber o certificado OCP, aí realmente será necessário que o candidato comprove que realizou algum curso oficial da Oracle, ou seja, você pode passar em todos os exames para obtenção da certificação OCP, mas se não você não comprovar que realizou algum curso oficial, então a Oracle não enviará para você o certificado OCP.

Até mais ...

Anônimo disse...

Olá Eduardo

Quero te parabenizar pelo artigo. Muito bom!
Você descreve claramente todo o processo para as certificações e tirou todas as minhas dúvidas relacionadas.
Os links também são de grande importancia pois me facilitou ao me dirigir a página/site indicado.

Ótimo trabalho!!!

Jaqueline

Anônimo disse...

Excelente o artigo, mas tipo assim se eu quiser fazer a prova de OCP eu posso fazer a prova ?(sem informar qual o curso que fiz e tal...)

Pois estou estudando por conta, e não tenho condiçoes $$ para pagar um curso oficial.

Eduardo Legatti disse...

Olá Roberto,

Sim, você pode fazer os exames que desejar. Para realizar os exames, o candidato não precisa comprovar que fez algum curso oficial da Oracle. Por outro lado, para receber o certificado OCP (por correio), aí sim será necessário que você comprove que realizou pelo menos um curso oficial da Oracle. Esta etapa se chama "Hands On Course Requirement Form" como explicado no artigo.

Até mais ...

Ilki disse...

Primeiramente muito obrigado pelas explicações, que esclareceram todas as minha dúvidas sobre a certificação Oracle. Eu consegui baixar alguns demos do transcender, mas eu queria saber c existe a possibilidade de fazer a avaliação da certificação em português e c tb existe o simulador em português para estudar. Obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá Ilki,

A resposta depende do exame que você irá fazer. Na verdade, o único exame disponível em português é o 1Z0-007 Introduction to Oracle9i: SQL, ou seja, todos os outros só em inglês e/ou japonês ... No mais, acho difícil você encontrar algum simulado em português, mas acredito que isto não seja um problema, certo?

Boa sorte e até mais ...

Anônimo disse...

Ilki
Estou disposto a tirar as certificações pois não possuo nenhuma. Sou novo aqui em SP e estou morando na Saúde, e gostaria de saber de vc onde posso encontrar um bom lugar para me preparar para as certificações ou até mesmo para fazer a OCA.
Agradeço se vc puder me dar umas dicas!
Obrigado
Fábio

Unknown disse...

Olá Eduardo!
O meu nome é João e gostei do seu blog que me tirou muitas duvidas.
Eu gostaria de um conselho seu...
Atualmente não trabalho com ORACLE, fiz o curos de Introdução A Linguagem SQL Oracle10g e gostaria de tirar a certificação mas o problema é que não tenho nenhuma experiência com banco de dados.
Você acha que devo dar continuidade nos estudos mesmo sem experiencia na area de banco de Dados???

Eduardo Legatti disse...

Olá João,

Obrigado por ler meus artigos. Seguinte, conhece aquela velha frase que diz que não se pode passar o carro na frente dos bois? Talvez esse seja o seu caso, talvez não ... Seja qual for o seu objetivo, acredito que você deva refletir e responder duas perguntas básicas:

1) Realmente está na hora de obter uma certificação?

2)Tenho o conhecimento e experiência suficientes para fazer valer a minha certificação?

O que eu posso te dizer é que se você estiver olhando o mercado de trabalho, a certificação será um plus a mais no seu currículo, mas se você não tiver experiência na área ou no cargo pretendido, talvez você seja eliminado já na entrevista. Agora, se o seu propósito é enxergar a certificação como um estímulo para estudar e praticar, então acho que não há problema algum, mas lembre-se que os exames cobram não só conceitos, mas também um pouco de experiência do candidato.

No mais, quanto a certificação Oracle 10g, foi anunciado recentemente que a partir de 1 dezembro de 2008, o Programa de Certificação Oracle irá introduzir um novo exame SQL como requisito para obtenção do título Oracle Database 10g Administrator Certified Associate. Além do exame Oracle Database 10g: Administration I (1Z0-042), os candidatos também serão obrigados a passar em um segundo exame adicional para obter a certificação. Este exame adicional poderá ser qualquer um dos três seguintes exames Oracle SQL listados abaixo:

Introdução ao Oracle9i: SQL (1Z0-007)
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z1-051)
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)

Para maiores informações acesse o Artigo de Julho/2008

Boa sorte, bons estudos e até mais ...

Unknown disse...

Oi Eduardo !
Estava lendo o seu post e vi sobre o anúncio do exame SQL adicional. Acabo de terminar o curso e vou me apressar para tirar a certificação ... não sabia deste exame adicional ... valeu a dica !!

Anônimo disse...

Eduardo;

Para certificaçao 10g sao necessarios somente dois cursos?

1Z0-042 ( OCA ) + 1Z0-043 para tirar OCP?

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Não tenho certeza se você leu os comentários acima, mas quanto à certificação Oracle 10g, a partir de 1 dezembro de 2008, o Programa de Certificação Oracle irá introduzir um novo exame SQL como requisito para obtenção do título Oracle Database 10g Administrator Certified Associate. Além do exame Oracle Database 10g: Administration I (1Z0-042), os candidatos também serão obrigados a passar em um segundo exame adicional para obter a certificação. Este exame adicional poderá ser qualquer um dos três seguintes exames Oracle SQL listados abaixo:

Introdução ao Oracle9i: SQL (1Z0-007)
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z1-051)
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)

Para maiores detalhes, leia o artigo de Julho/2008

Quanto à certificação OCP, será necessário que o candidato realize o exame 1Z0-043 e mais uma etapa que se chama "Hands on Course Requirement" na qual o candidato deverá comprovar que participou de pelo menos 1 curso oficial da Oracle.

Até mais ...

Anônimo disse...

Bom dia Srs. gostaria de mais informações sobre as certificações oracle, o que nao entendi foi para realizar a certificação necessariamente preciso realizar o treinamento oracle em um convenio ou posso realizar o exame sem treinamento?
O que é mais valorizado carreira como dba ou programador pl sql? valeu a força galera. qualquer coisa se possivel me mandem um email para cloudyvdb arrob@ gmail . com

Eduardo Legatti disse...

Olá Thierry,

Você pode fazer os exames que desejar. Para realizar os exames, o candidato não precisa comprovar que fez algum curso oficial da Oracle. Por outro lado, para receber o certificado OCP (por correio), aí sim será necessário que você comprove que realizou pelo menos um curso oficial da Oracle. Esta etapa se chama "Hands On Course Requirement Form" como explicado no artigo. Para receber o certificado OCA, também não é necessário que o candidato tenha realizado nenhum curso oficial da Oracle. Com relação à carreira, acredito que os dois sejam valorizados, agora depende de qual você pretende seguir.

Até mais ...

Anônimo disse...

Bom dia...

vc está de parabéns, ótimas informações e bem claras....

Gostaria de saber, quais "escolas" preparam o aluno para iniciar o processo OCA, ou seja, vc conhece alguma escola q prepara o aluno para encarar as provas iniciais????

Desde já agradeço.

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Realmente, a melhor escola é a experiência prática ;-)

Bem, se você está procurando algum centro oficial que realiza cursos da Oracle ou alguma faculdade/escola que dê cursos para administração de banco de dados Oracle, acredito que o melhor lugar para procurar seria digitando o nome da sua cidade + curso oracle no seu buscador preferencial(Google??) :-)

Até mais ...

Nei Falavigna disse...

Bom dia Eduardo!

Tenho algumas dúvidas ...

Sabes me dizer se o exame IZ0-042 continuará existindo?

Posso agendar esse exame para o final de dezembro?

Obrigado!

Eduardo Legatti disse...

Olá,

É claro que o exame 1Z0-042 continuará existindo, mas não se esqueça de que a partir de 1 dezembro de 2008, o Programa de Certificação Oracle irá introduzir um novo exame SQL como requisito para obtenção do título Oracle Database 10g Administrator Certified Associate, ou seja, além do exame Oracle Database 10g: Administration I (1Z0-042), os candidatos também serão obrigados a passar em um segundo exame adicional para obter a certificação. Este exame adicional poderá ser qualquer um dos três seguintes exames Oracle SQL listados abaixo:

Introdução ao Oracle9i: SQL (1Z0-007)
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z1-051)
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)

Para maiores detalhes, leia o artigo de Julho/2008

Até mais ...

Unknown disse...

Agendei minha prova 1Z0-007 para o final de dezembro..essas alterações de provas tem algum impacto para quem quer tirar a certificação OCA Desenvolvimento? não né?

Eduardo Legatti disse...

Olá Hélio,

Realizando o exame (1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL), você já estará atendendo um dos requisitos para a obtenção da certificação OCA.

Até mais ...

Unknown disse...

Depois de passar nessa prova de SQL, fica faltando apenas a prova de PL SQL certo? não teve nenhuma alteração com relação a isso não né?

Obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá Hélio,

Se você está falando da trilha (Oracle PL/SQL and Oracle Forms Developer) para obtenção do certificado Oracle PL/SQL
Developer Certified Associate, então não houve alterações. Se for o seu caso, então são necessários prestar os exames abaixo:

Introduction to Oracle9i SQL 1Z0-007 (que é o que você vai fazer)
OU
Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL 1Z0-001
OU
Oracle Database SQL Expert 1Z0-047

+

O exame Program with PL/SQL 1Z0-147

Para maiores detalhes sobre esta trilha, acesse Oracle PL/SQL and Oracle Forms Developer. Para uma visão geral de todos os exames necessários para cada trilha (Administrator, Developer, etc...), você pode acessar a página do programa de certificação da Oracle

Até mais ...

Unknown disse...

você sabe dizer se no teste em português referente a prova 1Z0-007, se as traduções são feitas em termos técnicos, como por exemplo natural-joins / junções naturais..
agendei minha prova em português mas to com essa dúvida.
Valeu!

Eduardo Legatti disse...

Olá Hélio,

Não tenho certeza ... mesmo porque todos os exames que realizei fiz questão do idioma Inglês. No caso do exame 1Z0-007, mesmo sabendo que poderia realizá-lo em Português, escolhi o idioma Inglês para já ir treinando o vocabulário para os exames posteriores que só estão disponíveis no idioma Inglês. Acredito que você poderá encontrar algumas traduções de alguns termos técnicos ao pé da letra ... mas nada que atrapalhe o entendimento. Por falar nisso, também não há o que se preocupar com os exames em Inglês .... pois o Inglês utilizado é bem técnico e de fácil entendimento.

No mais, fique tranqüilo e boa sorte.

Até mais ...

Anônimo disse...

Eduardo... gostaria de tirar uma dúvida com vc.. não é sobre certificação.. faço pós graduação em banco de dados e estava pensando em fazer a monografia sobre Desenvolvimento em PL/SQL Web.. só que me falaram que isso era mt antigo e que não é mt usado atualmente.. isso é verdade?

Eduardo Legatti disse...

Olá Felipe,

Realmente sua pergunta não tem nada a ver com o artigo, mas vamos lá .... Bem, eu não sei se você está se referindo ao PL/SQL web toolkit que surgiu no Oracle 8i e que é um conjunto de rotinas utilizadas pelo Oracle para gerarem a saída de códigos em HTML. Se for o caso, apesar de nunca ter feito uso do mesmo, eu sei que este pacote é utilizado pelos servidores de aplicação para gerarem a interface do usuário em HTML, ou seja, o desenvolvedor cria uma rotina em PL/SQL no banco de dados Oracle e depois configura o servidor de aplicação (Oracle HTTP Server) tipo o Oracle9i Application Server (iAS) para acessar a base de dados. Códigos como htp.headOpen; htp.title('Título da minha página'); e htp.headClose; são exemplos de alguns dentre vários outros comandos ...

No mais, acredito que hoje o PL/SQL web toolkit não seja muito utilizado, digo isso por causa do advento do HTMLB DB que à partir do Oracle 10g ficou sendo chamado de Oracle Application Express (APEX) e que, inclusive, oferece suporte para códigos javascript e AJAX. Não podemos esquecer também de ferramentas já conhecidas como o Oracle Forms ... Sobre a sua monografia, me lembrei de que recentemente um colega de trabalho me pediu uma orientação sobre o que ele poderia abordar em sua monografia sobre banco de dados ... eu disse para ele pesquisar sobre "auditoria de banco de dados". Ele fez e foi um sucesso!! Se você está querendo ir para o lado de desenvolvimento WEB com Oracle, na minha humilde opinião, acho que pesquisar sobre o Oracle Application Express (APEX) poderia ser uma alternativa.

Boa sorte na sua pesquisa e até mais ...

Anônimo disse...

desculpa tá usando esse artigo para me comunicar com você, mas pelo que vi vc nao costuma passar seu email..
eu me interessei pelo APEX mas pelo q andei pesquisando não me parece ser mt usado esse recurso..
o que foi abordado no trabalho dele de "auditoria de banco de dados"? também achei interessante mas não sei onde me focar...
obrigado pela ajuda!

Eduardo Legatti disse...

Olá Felipe,

Em relação ao APEX, você pode verificar mais informações em http://apex.oracle.com. Já em relação à monografia do meu colega, nela foi abordada várias formas de auditoria em tabelas para responder perguntas como: quem fez o quê, como e quando? Foram abordadas as tradicionais ... utilizando triggers de banco de dados para armazenar o dado como ele estava antes e depois de uma transação, auditoria padrão do Oracle (com a utilização dos comandos AUDIT e NOAUDIT) e também em relação aos benefícios do uso da auditoria refinada através da FGA (Fine Grained Auditing) disponível à partir do Oracle 9i (audita apenas instruções SELECT), e que foi melhorada na versão 10g (audita instruções SELECT, INSERT, DELETE e UPDATE)

Boa sorte e até mais ...

Anônimo disse...

Olá Eduardo. Para estudo para a certificação, você recomendaria o livro Oracle Database 10g Certificação Ocp Guia Completo para o Exame - Watson, John; Bersinic, Damir? Teria alguma outra recomentação? Obrigado. César (BSB)

Eduardo Legatti disse...

Olá César,

Na falta das apostilas e materiais oficiais da Oracle, um guia é sempre bem-vindo e de acordo com a descrição do livro, o mesmo parece cobrir todo o material dos exames 1Z0-042 e 1Z0-043, então acredito que seja um bom guia de estudo, mas não se assuste se você encontrar erros de português e termos técnicos mal traduzidos. Se você está estudando para tirar a certificação OCA, então lembre-se que também será necessário realizar um dos exames SQL's abaixo:

1Z0-001 Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL
ou
1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL
ou
1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
ou
1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

Para maiores detalhes, leia o artigo de Julho/2008

No mais, se você leu o artigo, eu recomendo os guias de estudo da Sybex e acredito também ser indispensável estudar e praticar os simulados.

Boa sorte e até mais ...

DiouLoco disse...

Cara, muito boa a iniciativa do blog, tsmbém possuo um sobre ORACLE LABS e estou estudando para a OCA, não tinha quase nehuma instrução sobre a Prova até agora.

Valew.

Anônimo disse...

Ola Eduardo,

Desde o ultimo comentario comecei a estudar ( correr atraz ) para tirar a certificação o que me veio em mente agora é:

Ja vale a pena fazer as provas focando no 11g ou devo optar ainda pelo 10g?

Outra coisa que queria perguntar.

A prova ( conteudo ) do 10g fundamental I diferi muito do 11g fundamentals I? Conhece algum simulado para o do 11g(1z0-051)?

Grato novamente pela atenção.

Eduardo Legatti disse...

Olá Thierry,

O Oracle 11g release 1 foi lançado em Julho de 2007, ou seja, já faz 1 ano e meio ... e acredito que neste ano (2009) será lançado a release 2. Portanto, quanto às certificações, acredito que já é hora de investir no Oracle 11g. Com relação aos materiais .... acredito que já tenha muitos livros importados abordando o assunto Oracle 11g OCA/OCP. Para maiores informação acesse o link http://www.oracle-base.com/misc/OCPCertification.php

No mais, ainda estou "brincando" com o Oracle 11g e o único material que tenho acesso é o que está disponível em http://tahiti.oracle.com. Acho que ainda neste semestre irei começar a estudá-lo para valer.

Em relação às diferenças entre os exames Administration I 10g/11g, você pode acessar o link http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=143 para ver que realmente têm algumas semelhanças, mas também diferenças.

Até mais ...

Anônimo disse...

Olá Eduardo! Parabéns pela iniciativa do blog: com tópicos completos e confiáveis.
Quero me certificar como OCA9i. Observei que o primeiro exame tem duas modalidades - 1Z0 ou 1Z7. A pergunta é: é o candidato que escolhe qual dos dois realizar, a prometric determina qual exame será feito, ou outra alternativa que nem imagino?
Obrigado.

Anônimo disse...

Corrigindo-me: 1Z0-001 ou 1Z0-007, ao invés de 1Z0 ou 1Z7.
Thiago

Eduardo Legatti disse...

Olá Thiago,

Para obter a certificação OCA Oracle 9i, você deverá realizar um dos exames abaixo:

1Z0-001 Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL
ou
1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL
ou
1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
ou
1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

+

Oracle9i Database: Fundamentals I 1Z0-031

No caso, é o candidato que escolhe qual exame realizar, ou seja, você poderá optar por escolher entre os exames (1Z0-001,1Z0-007,1Z0-047,1Z0-051) ... Eu optaria pelo 1Z0-007.

Para maiores detalhes, acesse o link http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=152

No mais, em tempos de Oracle 10g ... para não falar no Oracle 11g, você não acha que o Oracle 9i já está um tanto obsoleto?

Boa sorte e até mais ...

Anônimo disse...

Olá, excelente tutorial rapaz, matou todas as minhas duvidas. Inclusive, me encorajou a ir atras da ocp e epois pretendo tirar aquela de pl/sql! lingagem de programação a me especializar eu ja tinha escolhido a uns 2 anos, agora achei meu banco! muito obrigada :P

Unknown disse...

Excelente Blog Eduardo. Bem gostaria de uma opinião sua, o que vc faria se fosse começar a se certificar qual certificação vc iria optar ? 9i, 10g ou 11g ?

Desde já agradeço.

Eduardo Legatti disse...

Olá Danilo,

Vou repetir o mesmo comentário ... O Oracle 11g release 1 foi lançado em Julho de 2007, ou seja, já faz quase 2 anos ... e acredito que neste ano (2009) será lançado a release 2. Com certeza, acredito que o Oracle 9i já está um tanto obsoleto, então a minha dúvida ficaria entre o 10g e o 11g. Se eu estivesse começando a carreira agora, optaria em investir meus estudos e adquirir experiência no Oracle 11g. Acredito que já tenha muitos livros importados disponíveis abordando o assunto Oracle 11g OCA/OCP. Para maiores informação acesse o link http://www.oracle-base.com/misc/OCPCertification.php

Abraços e até mais ...

F. Gustavo Flôres disse...

Boa Tarde Eduardo,

Primeiramente parabéns pelo seu blog.
Gostaria de conversar diretamente com você, (pode ser por e-mail ou msn) sobre algumas dúvidas ainda salientes: Gostaria neste primeiro momento efetuar a prova para OCA. Ao que entendi em seu artigo, para a OCA posso fazer simplesmente a prova sem ter prestado curso em nenhum centro de treinamento, correto?
Outras questões: Existem alguns livros na internet como por exemplo: Oracle Database 10g - Guia Completo (John Watson, Damir Bersinic) e Oracle Database 11g SQL (Jason Price), estes livros poderiam ser tomados como uma "pequena" referencia para prestar as provas para o Oracle 11g?

Obrigado ;)

Eduardo Legatti disse...

Olá Gustavo,

Exatamente. Não há exigências de realização de cursos oficiais para a obtenção de certificação OCA. Para realizar os exames, o candidato não precisa comprovar que fez algum curso oficial da Oracle, inclusive não precisa comprovar curso algum para receber o certificado OCA. Agora, para receber o certificado OCP, aí realmente será necessário que o candidato comprove que realizou pelo menos um curso oficial da Oracle, ou seja, você pode passar em todos os exames para obtenção da certificação OCP, mas se você não comprovar que realizou algum curso oficial (esta fase se chama Hands On Course Requirement), então a Oracle não enviará para você o certificado OCP.

Em resumo, para receber o certificado OCA não será necessário comprovar a realização de algum curso oficial da Oracle, bastando apenas passar nos exames em questão.

Como você já sabe, para tirar a certificação OCA 11g, além de ter que realizar o exame Oracle Database 11g: Administration I 1Z0-052, é necessário que o candidato também faça qualquer um dos exames abaixo:

* 1Z0-001 Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL
* 1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL
* 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
* 1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

Acredito que o livro do Oracle 10g (como referência) citado por você, aborda boa parte do conteúdo do exame, mas recomendo a você comprar um livro específico para o Oracle 11g.

Outra coisa é não se esquecer dos simulados, pois é comum os fabricantes disponibilizarem algumas demos. Então, você pode tentar realizar o download dos mesmos em http://www.selftestsoftware.com/ ou http://www.transcender.com/

Qualquer coisa, você poderá me encontrar em http://orclbrdba.ning.com/

Boa sorte e até mais ...

Anônimo disse...

Boa tarde, o exame 1z0-051 SQL Fundamentals I, pode ser realizado online? no link esta me dizendo que pode, mas todos dizem que não.
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=1080544&lang=&p_exam_id=1Z0_051

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Posso concluir, então, que "todos" estão errados. Uma rápida consulta no site da Oracle em Online Exams não me deixa mentir:

Exams Available Online:

* Exam #1Z0-007 Introduction to Oracle9i: SQL
* Exam #1Z0-041 Oracle Database 10g 2 Day DBA Assessment Exam
* Exam #1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I
* Exam #1Z0-200 11i E-Business Suite Essentials for Implementers
* Exam #1Z0-204 Oracle E-Business Suite R12: E-Business Essentials

Até mais ...

Anônimo disse...

Olá amigo, sou designer, muito sem esperança no meu mercado e vi uma oferta de trabalho muito boa para profissional Oracle, muito acima do que se paga na minha. Estou pensando até em mudar de área, migrar para alguma programação, ir para TI mesmo que paga bem melhor. VI que a Infnet tem curso para certificação e dura uns 3 ou 4 meses. Tenho 36 anos e sou do Rio.

Você acha que teria alguma chance no mercado fazendo essa certificação sem ter experiência nenhuma e tendo 37 anos? Qual o salário que você acha que conseguiria no mínimo, para um profissional sem experiência?

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Acredito que a idade não é o problema, mas sim o tempo de experiência. Não se engane com cursos de certificações, pois se você não tiver como comprovar alguma experiência, pode ter certeza que não será contratado, mesmo você tendo centenas de certificados em TI. Talvez você consiga algum cargo de trainee ou junior, mas o salário será bem menor.

Nunca é tarde para mudarmos de carreira, portanto, procure investir em você mesmo focando no seu aprendizado, e dê preferência naquilo que tenha prazer. Após adquirir alguma experiência, aí sim vá atrás das certificações. No mais, recomendo a você acessar o site http://carreiradeti.com.br, pois lá você irá encontrar muita informação útil e de qualidade.

Boa sorte e até mais ...

Anônimo disse...

Olá Eduardo, boa noite.
Vou começar a estudar para tirar a certificação OCA...vou deixar a 1Z0-052 por último!!!
Minha dúvida é quanto à primeira prova, visto que podemos escolher entre 1Z0-007, 1Z0-047 e 1Z0-051.
Mexi pouco com SQL, mas foi no SQL Server...teria que estudar tudo do zero mesmo, até para fixar o que eu sei (que não é muito).
Qual delas vale mais a pena focar os estudos??
A 047 é para expert e só de fazer este exame já recebo um certificado. Contudo ví que tem bem mais coisa para estudar comparado com os outros dois exames...Vale a pena começar pelo 047 ou é melhor deixar para depois que já tiver alguma experiência?? No caso de deixar ela para depois, qual seria a melhor? 007 ou 051?
Obrigado pela ajuda!!!

Eduardo Legatti disse...

Olá Fábio,

Com certeza o exame 1Z0-007 é mais tranqüilo. Entretanto, acredito que o exame 1Z0-047 não é um bicho de 7 cabeças, mesmo abordando questões relacionadas à expressões regulares e operações de flashback, mas eu aconselharia a você obter mais experiência antes de realizar este exame. Se o seu objetivo é tirar a certificação OCA, opte pelo exame 1Z0-007 ou 1Z0-051. Após você obter a certificação OCA (passando pelo exame 1Z0-052), aí sim estude para o exame 1Z0-047. No mais, lembre-se que você será cobrado pela experiência que você tem, e não somente pelo certificado que você adquiriu.

Boa sorte e até mais ...

Mario Leonel Martinez Junior disse...

Ola Eduardo, quanto ao oca 10g,ao passar nas provas, a oracle envia um sucsses kit algumas semanas depois(segundo site da oracle).
Isso é enviado por e-mail ou por correio?É algum tipo de certificado?

Eduardo Legatti disse...

Olá Mario,

É um certificado impresso mesmo. O success kit é enviado por correio até a sua casa diretamente da Oracle nos EUA e demora entre 3 a 4 semanas para chegar. Este kit contém o certificado impresso em um papel especial com o seu nome, data, entre outras informações. Além do certificado, vem também uma carta de congratulações pela certificação obtida, uma senha para acesso a uma página da Oracle afim de se poder baixar o logo oficial OCA/OCP, e um cartão de visita plastificado com o seu nome impresso e o título OCA ou OCP, dependendo da certificação obtida.

No mais, se você digitar "OCA certificate" no Google images, com certeza você verá pelo menos uma imagem deste certificado.

Abraços e atá mais ...

Unknown disse...

Estou para marcar a prova 1z0-042 para me tornar um OCA, queria saber se as 82 questões são fechadas ou há simulados igual a do MCTS-SQL server 2005...

Eduardo Legatti disse...

Olá Rafael,

Na verdade são 84 questões, e todas as questões são fechadas. Caso lhe interesse, você poderá ver algumas questões de exemplo neste link.

Boa sorte e até mais ...

Unknown disse...

Eduardo,

sou anlista de suporte e trabalho com homoogação de diversos software. Desejo mudar de área e ter um diferencial aos demais candidatos. Estou analisando a certificação OCA como um primeiro passo para isso. Queria seu conselho sobre quais passos deve tomar? Tenho conhecimento de instalação do oracle e configuração dos cliente.

Eduardo Legatti disse...

Olá Wesley,

Saber instalar já é um começo, mas não é suficiente se você quiser ter um diferencial. O ideal é saber gerenciar (com ou sem certificado). Bom, se você está interessado em obter a certificação OCA, então se prepare para estudar e praticar. Em tempos de Oracle 11g, para obtenção da certificação OCA, será necessário realizar os seguintes exames:

Introduction to Oracle9i: SQL (1Z0-007)
ou
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z0-051)
ou
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)
+
Oracle Database 11g: Administration I (1Z0-052)

Recomendo a você acessar os comentários do artigo Este mercado é promissor? Vale a pena a certificação? pois lá dou algumas dicas, e também o artigo Anunciado exame SQL adicional como requisito para obtenção da certificação Oracle Database 10g OCA

Boa sorte e até mais ...

Thierry Vanden Broucke disse...

Bom dia,

Estou para fazer a prova de Adm I 1z0-042 10g.

Fiquei com uma curiosidade a pouco, certificados em lpi ganham brindes e um cartão da lpi dizendo que são certficados e outras coisas.

Quando se tira OCA e OCP ganhamos brindes tambem e cartão tambem?

Eduardo Legatti disse...

Olá Fibgamers,

Irei repetir o que já disse em um comentário anterior. O success kit é enviado por correio até a sua casa diretamente da Oracle nos EUA e demora entre 3 a 4 semanas para chegar. Este kit contém o certificado impresso em um papel especial com o seu nome, data, entre outras informações. Além do certificado, vem também uma carta de congratulações pela certificação obtida, uma senha para acesso a uma página da Oracle afim de se poder baixar o logo oficial OCA/OCP, e um cartão de visita plastificado com o seu nome impresso e o título OCA ou OCP, dependendo da certificação obtida.

Abraços e até mais ...

Ailton disse...

Olá Eduardo, sou desenvolvedor Java, e estou interessado em obter a certificação de desenvolvedor (Oracle Forms Developer Certified Professional) e posteriormente a de PL/SQL. Creio ser esse um caminho um pouco diferente do normal, já que somente encontrei informações do path para DBA. Minha dúvida é: tenho que prestar duas provas para conseguir a de associado? E outra para a de Developer correto?E nessa última é obrigatório fazer um curso oficial oracle?
Há algum livro que você recomenda para estudo?
Muito obrigado e parabéns pelo blog

Eduardo Legatti disse...

Olá Ailton,

Para você obter o certificado de Oracle Forms Developer Certified Professional referente ao exame (1Z0-141), você primeiro terá que obter a certificação Oracle PL/SQL Developer Certified Associate através da realização de 2 exames:

1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL
ou
1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
ou
1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

+

Program with PL/SQL 1Z0-147
ou
Oracle Database 11g: Program with PL/SQL 1Z0-144

Não será necessário realizar um curso oficial da Oracle para obter esta certificação. Já em relação à livros para preparação e estudo relacionados ao exame (1Z0-141), prefiro não opinar porque realmente não tenho conhecimento de nenhum. No mais, se você conseguir, seria interessante praticar e estudar por um dos simulados abaixo:

Self Test Software: 1Z0-141 Oracle 9i Forms Developer: Build Internet Applications
ou
Transcender: Cert-1Z0-141 DBCert: Oracle Forms: Build Internet Applications

Boa sorte, bons estudos e até mais ...

Ailton disse...

Muito obrigado pela rápida resposta Eduardo.

Abraços.

Fernando Verga disse...

Bom dia! Eduardo, tudo bem.? espero que sim...

Seguinte, realizei 2 cursos Oracle pela entidade Senac aqui de minha cidade...

Oracle WDP
DBA Oracle 10g - Módulo 1
DBA Oracle 10g - Módulo 2

Finalizei os mesmos em março, não tentei tirar a certificação ainda pois estou estudando e diariamente aqui no meu serviço testando minhas praticas em nosso ambiente de Teste...

Minha duvida, além das apostilas fornecidas no curso, slides etc... o que devo focar para tirar a 1º certificação... eu sei que você já respondeu em outros comentários para outras perguntas.

E qual a prova que devo realizar primeiro.?

Eduardo, desde já agradeço a atenção

Eduardo Legatti disse...

Olá Fernando,

O primeiro passo é obter a certificação OCA (Oracle Certified Associate) através de 2 exames:

1Z0-001 Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL (retired)
ou
1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL
ou
1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
ou
1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

+

Oracle Database 10g: Administration I (1Z0-042)

Aconselho a você realizar o exame 1Z0-007 e depois o 1Z0-042.

Quanto ao foco do estudo, não tem mistério. Realmente tem que seguir o conteúdo do material oficial. No entanto, acho muito importante estudar fazendo uso dos simulados (Self Test Software/Transcender).

Já quanto à certificação OCP, será necessário realizar o exame 1Z0-043 Oracle Database 10g: Administration II e mais uma etapa que se chama "Hands on Course Requirement" na qual você deverá comprovar que participou de pelo menos 1 curso oficial da Oracle.

Abraços e até mais ...

Fernando Verga disse...

Bom dia!

Eduardo, muito obrigado pelo retorno, espero em breve poder postar aqui que sou OCA, depois OCP oracle... Agradeço a atenção pelo post, e parabéns pelo conteudo do Blog. está de ótima qualidade.

até mais.

Unknown disse...

Ola, fiz a prova Oracle 11g : SQL Fundamentals I e passei com score de 60%. Foi uma prova bem dificil pelo tanto que eu estudei agora falta Oracle 11g: Adminstration 1 porem eu não acho que tenho capacidade de passar numa coisa dessas... é muito complexo :/ além do mais a prova é em ingles , marquei um curso oficial enfim vou tentar ao maximo passar...

Teria um material em portugues?
Obrigado ^^.

Eduardo Legatti disse...

Olá Rodrigo,

Parabéns pelo sucesso obtido. Persistência é tudo ;-) Bom, já sobre o material de estudo no idioma Português, realmente eu acho que você não irá encontrar tão facilmente (isso, se é que existe). No mais, é bom você já ir se acostumando com o Inglês para os próximos exames, mas não se preocupe pois será um Inglês bem técnico.

Boa sorte e até mais ...

Unknown disse...

Olá Eduardo,
Me tire uma dúvida, eu curso ciência da computação, estou no terceiro ano, e semestre passado eu tive uma "pincelada" em banco de dados, e gostei. Agora a dúvida, se eu tirar os certificados OCA mas sem experiência eu arrumaria emprego? ou pelo menos de junior ou treinee?..e com o OCP? obrigado desde ja.
Rafael

Eduardo Legatti disse...

Olá Rafael,

Acredito que a certificação OCA demonstra que o profissional que está iniciando a carreira de DBA, tem os conhecimentos básicos (conhecimentos de SQL, estruturas físicas e lógicas do banco de dados Oracle). Portanto, acho que já é o suficiente para competir a uma vaga de trainee ou até mesmo de DBA júnior. Já no caso da certificação OCP, experiência é fundamental.

Tem muita gente que tira certificação sem qualquer experiência na área achando que, com isso, vai conseguir um emprego rápido. Na verdade, a certificação vai dar uma maior visibilidade no currículo e chamar a atenção de quem está recrutando. Em resumo, se um profissional que possui a certificação OCP, em uma entrevista, não demonstrar qualquer experiência e/ou habilidades necessárias para ocupar o cargo, então pode ter certeza que o mesmo não será contratado.

Certificação e experiência são como unha e carne ... e uma arma poderosa para o profissional de TI atualmente ;-)

Abraços e até mais ...

Unknown disse...

Eduardo,

Estou empenhada em obter minha certificação OCA e em seguida a OCP. Não tenho experiência como DBA mas tenho vasta experiência em PL/SQL. Meu objetivo com a certificação é ter um diferencial na hora de pleitear uma vaga. Se for uma vaga de DBA ótimo! Gostaria de saber se quando você menciona experiência atrelada à especificação está falando de experiência como DBA ou experiência com banco de dados Oracle.

Eduardo Legatti disse...

Olá Juliana,

Qualquer tipo de experiência conta. Seja como DBA, Administrador de dados e até Desenvolvedor PL/SQL. A certificação, seja ela qual for, por si só, não trará garantias de emprego, mas com certeza será um diferencial na hora de pleitear uma vaga.
Acredito que certificação OCA é o "start" inicial, porque o candidato não precisa ter conhecimentos sólidos em administração de banco de dados Oracle, mas pelo menos demonstra conhecimentos básicos (fundamentos) para iniciar uma carreira na área de banco de dados Oracle.

Já a certificação OCP é um pouco mais exigente. Ter um certificado OCP e ao mesmo tempo não saber instalar, configurar, gerenciar (backup e recovery com e sem RMAN), saber aplicar técnicas de otimização, etc..., ou seja, não ter experiência prática em administração de bancos de dados Oracle, seria um tanto contraditório, não é mesmo? O que eu estou querendo dizer é que quanto mais qualificação um profissional demonstrar que tem, mais exigido e cobrado ele será e, conseqüentemente, o nível da entrevista técnica será diferente de uma entrevista direcionada a um profissional que possui uma certificação OCA, por exemplo.

A minha dica aqui é: Dê tempo ao tempo, ou seja, obtenha a certificação OCA e veja se você terá algum retorno. Verifique também, quais são as exigências do mercado para as vagas disponíveis na área em que você pretende atuar. Dependendo do resultado, a certificação OCP será por sua conta ;-)

Abraços e até mais ...

Unknown disse...

Eduardo, boa tarde.

Estou começando a me preparar para tirar a certificação OCA e fiquei com uma duvida: já está no mercado há algum tempo a versão 11g, porém ainda tem provas relacionadas a 9i. Você acha que tirar a 11g seria melhor no momento ou pode ser a 9i mesmo? Estou receoso em tirar a 9i e já estar defasada e ter que depois tirar uma nova para atualizar, mas ao mesmo tempo, encontro com grande facilidade material da 9i (007 e 047), o que ajudaria bastante nos estudos. Grato, Marcelo.

Eduardo Legatti disse...

Olá MestreC,

Para certificação, recomendo esquecer o Oracle 9i ... já foi o tempo. A prova de SQL você pode e até recomendo fazer a 1Z0-007. Os materiais do 9i você também pode utilizar para estudar, mas se atente aos novos recursos do Oracle 10g/11g.

Abraços e até mais ...

Guilherme Campos disse...

Grande Eduardo,
Eu possui alguns cursos oficiais da Oracle (11g: Adm Workshop I e II, Perf. Tuning e Program with PL. 10g: Backup & Recovery) mas ainda não possuo a certificação. E eu me sinto um pouco perdido no assunto ainda.

Pelo post eu li que para se ter o OCA não preciso de cursos e para o OCP preciso de ao menos um curso. Ainda vale isso para o oracle 11g?
E a prova para o OCA pode ser feita online ou deve ser em um centro?

Grato pela ajuda,

Eduardo Legatti disse...

Olá Guilherme,

Para adquirir a certificação OCA, não precisa comprovar curso algum, somente quando for adquirir o certificado OCP. Isso vale para o 11g também. Quanto aos exames online, no site da Oracle tinha um link com informações sobre isso, mas agora não estou achando mais. Acho que o melhor negocio é fazer em um centro autorizado mesmo. ;-)

Abraços e até mais ...

katita disse...

Eduardo estou a procura de um livro "ORACLE 10g - guia do DBA", mas está indisponivel e todos os lugares. Vc saberia me informar onde posso conseguir esse livro? Parece que não editam mais. Mas eu quero obtê-lo. Att Katia

Eduardo Legatti disse...

Olá Katia,

Pelo jeito tá bem difícil mesmo. O jeito vai ser esperar :-(

Qualquer novidade eu publico aqui.

Abraços e até mais ...

Anônimo disse...

Qual centro de curso você recomenda para fazer em BH?

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Você poderá escolher um dos centros autorizados abaixo que seja mais conveniente para você.

* ITNC Solucoes em TI
* WGC Sistemas Ltda
* IPEC
* PROMOVE

Abraços e até mais ...

Vinicius Andrade disse...

Olá Eduardo!
Muito bom seu artigo. Também estou tentando partir para uma certificação Oracle, mas não conheço ninguém que fez a certificação para me orientar.
Ano passado fiz um curso de formação de DBA 10g. Desde então estou estudando para certificação. Vi no site da Oracle que são necessárias duas provas para a OCA. Você me aconselha a fazer a prova IZ0-007 que é mais ‘fácil’ (mesmo ela sendo antiga do 9i) ?
Tenho material oficial do 10g. Me aconselha a buscar material da 11g e fazer a certificação OCA 11g (1Z0-052) por ser mais recente ou a fazer a OCA 10g que tenho estudado? Acha que a 10g já está ultrapassada?
Outras dúvidas são referentes a como fazer a prova. Em qual instituição? Onde se inscrever? Onde pegar a certificação após a prova…
O Curso que fiz era ligado à Prometric, mas me disseram que não é mais ligado a Oracle, disseram que tenho que buscar um centro da Pearson VUE. Não encontrei centros da VUE em Goiás e nem algum telefone que eu poderia tirar estas dúvidas e marcar a data da prova. Pode me ajudar nisso?
Muito obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá Vinicius,

Este artigo já está um tanto defasado. ;-) Na prova de SQL, não vejo problema nenhum em realizar a 1Z0-007. No caso da certificação OCA, eu recomendo você já ir estudando pelo material do 11g, bem que não sei se vai ter lá muita diferença com o que você já está acostumado com o 10g. para realizar a inscrição você terá que ir no site http://www.vue.com/ A Prometric não é mais provedora de exames da Oracle. Veja em http://eduardolegatti.blogspot.com/2009/09/seja-bem-vindo-pearson-vue-adeus.html

Eu encontrei alguns centros perto de você.

* SENAI - FATESG - Goiania
* Foton Informatica - Brasilia
* Hepta Tecnologia e Informatica Ltda - Brasilia
* Solucao Servicos Especializados - Brasilia

No mais, após os exames (se tiver êxito), para receber o certificado OCA, não é necessário que você tenha realizado nenhum curso oficial da Oracle, diferente da certificação OCP. Aí o "success kit" é enviado por correio até a sua casa diretamente da Oracle nos EUA e demora entre 3 a 4 semanas para chegar. Este kit contém o certificado impresso em um papel especial com o seu nome, data, entre outras informações. Além do certificado, vem também uma carta de congratulações pela certificação obtida.

Boa sorte e até mais ...

Vinicius Andrade disse...

Olá Eduardo. Muito obrigado pelas respostas.
Sabe me dizer se as provas 1Z0-007, 1Z0-047 e 1Z0-051 são feitas no centro de treinamento e as provas 1Z0-042 e 1Z0-052 são feitas online em casa mesmo?
Sabe se para estas provas tem reteste?

Eduardo Legatti disse...

Olá Vinicius,

Sim. Você poderá refazer os exames sem problemas. Quanto aos exames on-line, eu nunca fiz, mas você poderá obter maiores informações em Registering for non-proctored exam with Pearson VUE no site da Oracle.

Abraços e até mais...

Vinicius Andrade disse...

Eduardo,
Na página de Certificações do site da Oracle, existe a certificação SQL CERTIFIED EXPERT. Para fazer ela, basta fazer uma prova que é a 1z0-047.
Esta mesma prova está nos requisitos da certificação OCA (1z0-007/047/051 e depois 1z0-051/052).
Neste caso se eu fizer a prova 047 e depois a 051, terei duas certificações - SQL Expert e OCA.
É isso mesmo? Acha melhor fazer essas duas provas que já me dão duas certificações, ao invés de fazer a 007 e 051 que vai me dar apenas a OCA?

Eduardo Legatti disse...

Olá Vinicius,

É isso mesmo. A escolha fica a seu critério. ;-)

Abraços e até mais ...

Diego disse...

Olá Eduardo,

a pergunta é simples: 10g ou 11g?

abraços e excelente blog!

Eduardo Legatti disse...

Olá Diego,

Se fosse para eu escolher, seria o 11g ;-)

Abraços e até mais ...

Anônimo disse...

Eduardo.

estou querendo comprar um livro ou teste preparatório para OCA, e estou em dúvida do que vale mais a pena. Se fosse você o que escolheria?

SelfTest, transcender, uCertify ou livros da Osborne ORACLE Press Series?

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Tanto a Transcender quanto a SelfTestSoftware foram adquiridos pela Kaplan. Então escolha um dos dois. Vá de Transcender que é o que a Oracle recomenda. No mais, eu prefiro os materiais da SYBEX.

Boa sorte e até mais ...

Matheus disse...

Eduardo, estou precisando tirar a certificação oracle ai em BH, nível OCA e queria sua sugestão, não para a melhor escola, mas apenas para me da um norte.Moro em pirapora-mg e achei apenas escolas em SP e RJ com curso disponível pro inicio do ano de 2012.
abraços e sucesso

Eduardo Legatti disse...

Olá Matheus,

Se você ler os meus comentários anteriores, você verá algumas dicas. Aqui em BH, para cursos, eu conheço a Casa de Software http://www.casasoft.com.br. No mais, veja o calendário deles. No geral, para certificação, eu recomendo os guias de estudo da Sybex e acredito também ser indispensável estudar e praticar os simulados.

Obrigado pela visita.

Abraços e boa sorte.

Matheus disse...

Ola Eduardo, sou eu novamente.


Minha duvida é a seguinte, tendo em vista que o 11g ja foi lançado a um bom tempo é melhor tirar a certificação nele do que no 10g nao é?

Pretendo estudar sozinho pro OCA e deixar pra gastar em um curso quando for fazer o OCP

Eduardo Legatti disse...

Olá Matheus,

Se demorar demais já pode ir até pensando no 12G. Brincadeira ;-) Vai de 11g mesmo!!

Abraços e boa sorte ...

Felipe disse...

Olá Eduardo,

Pretendo tirar a certificação OCA, e gostaria que você desse a sua opinião sobre qual exame eu devo fazer para atender o primeiro requisito:
- 1Z0-007Introduction to Oracle9i SQL®

- 1Z0-047Oracle Database SQL Expert

- 1Z0-051Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

Dei uma olhada nos comentários e vi que no segundo exame pode ser cobrado qualquer dos 03 que eu coloquei acima, o que significa que mesmo escolhendo um deles, tenho que estudar os 03, estou certo?

Obrigado,

Felipe

Eduardo Legatti disse...

Olá Felipe,

Acho que você fez confusão... Para atender o primeiro requisito, você precisa escolher 1 dos 3 exames abaixo:

1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL

ou

1Z0-047 Oracle Database SQL Expert

ou

1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

Após obter êxito em um desses exames acima, aí você deverá realizar o segundo exame que é o Oracle Database 11g: Administration I 1Z0-052

Após obter êxito nesse exame, aí sim, você receberá o certificado OCA.

NO caso do exame "1Z0-047 Oracle Database SQL Expert", se você for aprovado, você receberá um certificado "Oracle SQL Expert", mas não é o certificado OCA. no mais, a diferença entre este exame e os outros dois, é que o exame 1Z0-047 abordará um SQL mais avançado. Portanto, esteja preparado.

Abraços e até mais ...

Douglas Sarti disse...

Fala Eduard.

Primeiramente, parabéns pela iniciativa, mto bem explicado todo o conteúdo, tintin por tintin.

Minha pergunta é a seguinte:

Qual o caminho mais fácil (no que tange as provas) para chegar a certificação OCA?

Minha idéia é a seguinte, veja se esta certo?

1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I + Oracle Database 11g: Administration I 1Z0-052

Aguardo e abraço!

Eduardo Legatti disse...

Olá Douglas,

O caminho mais fácil mesmo é estudar e praticar!! Quanto aos exames, esses dois estão de bom tamanho ;-)

Abraços e bons estudos ...

Anônimo disse...

Olá Eduardo,

Sou leigo no assunto mas estou muito interessado em começar meus estudos na area.
Gostaria de algumas dicas e sites para começar ok...

Obrigado!

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Nos comentários acima tem muitas dicas... ;-)

Abraços e até mais ...

Postagens populares