quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

As 32 aquisições da Oracle desde 2005

Olá,

Segundo a Oracle, ao se unificar a empresas estratégicas, a companhia fortalece sua oferta de produtos, acelera a inovação, atende à demanda dos clientes mais rapidamente e expande oportunidades de parceria. Acrescenta ainda que uma parte integrante da filosofia de fusões e aquisições da Oracle é o compromisso constante com o atendimento ao cliente e com o suporte ao produto, para atingir os objetivos de retorno financeiro e criar valor para os acionistas.

As 12 aquisições da Oracle em um ano

Por Network World, EUA
Publicada em 18 de janeiro de 2008 - 09h05

O apetite de Larry Ellison, CEO da Oracle, já é conhecido do mercado. Mas não custa relembrar as aquisições da companhia somente nos últimos 12 meses.

A compra da BEA Systems pela Oracle é nada menos do que a 12ª aquisição da companhia de Larry Ellison desde janeiro de 2007. Confira abaixo cada uma das compras e o que elas significam para o mercado.

1º de março – Oracle compra a fabricante de soluções de business intelligence Hyperion Solutions por 3,3 bilhões de dólares. O presidente da Oracle, Charles Phillips, disse que a aquisição era a continuidade dos esforços da companhia em direção à oferta de produtos para os clientes da SAP, uma estratégia que vinha desde as compras da PeopleSoft e da Siebel.

23 de março – Oracle compra a Tangosol, provedora de software de acesso a dados de memória interna de grid, um produto focado na melhoria do desempenho dos aplicativos da companhia – ele proveria o rápido acesso a dados usados com mais freqüência.

18 de abril – Oracle compra a propriedade intelectual dos bens da AppForge, companhia detentora de uma plataforma para aplicativos móveis e desenvolvimento desses aplicativos. A Oracle não comprou a empresa em si, mas disse que a propriedade intelectual da AppForge lhe ajudaria a desenvolver mini-aplicativos que poderiam ser utilizados em dispositivos portáteis rodando Palm, Symbian, Windows Móbile 5 ou o Blackberry.

24 de abril – Oracle compra a Lodestar Corporation, provedora de produtos de energia e gerenciamento de dados para a indústria de utilities. A estratégia da Oracle para essa indústria, marcada pela compra da SPS WorldGroup, inclui produtos para gerenciamento de dados, load profiling, precificação, marketing, vendas, atendimento a clientes, cobrança e gerenciamento de redes.

15 de maio – Oracle compra a Agile Software, fornecedora de solução para o gerenciamento do ciclo de vida de produtos, por 495 milhões de dólares. Entre os clientes da Agile estavam Johnson & Johnson, Lockheed Martin, McDonald’s, Qualcomm e Shell.

2 de setembro – Oracle compra a Netsure Telecom Limited, que fabrica software para inteligência, análise e segurança de redes. Os produtos da Netsure são vendidos a provedores de serviços de comunicações, como a Vodafone, Cable & Wireless e Eircom.

5 de setembro – Oracle compra a Bridgestream, fabricante de software para o chamado role management, que é o componente-chave para o gerenciamento de identidade. A Oracle disse que acrescentaria as capacidades do Bridgestream à sua suíte de produtos de gerenciamento de acesso e identidade.

9 de outubro – Oracle compra a LogicalApps, fabricante de produtos para automação de governança, riscos e compliance, que ajudam a assegurar a segregação apropriada dos aplicativos corporativos, reduzir fraudes e prover evidências de controles apropriados. A Oracle disse que acrescentaria recursos que garantissem a adoção de políticas em tempo real para processos de negócios críticos à sua suíte de produtos de governança, riscos e compliance.

24 de outubro – Oracle compra a Interlace Systems, fabricante de software de gerenciamento de desempenho corporativo, que ajuda a ajustar os processos funcionais para atender a demandas operacionais estratégicas para o negócio. A Oracle disse que integraria a tecnologia da Interlace ao seu próprio sistema de gestão de desempenho corporativo, que é um dos componentes do Oracle Fusion Middleware.

6 de dezembro – Oracle compra a Moniforce, que desenvolve software para o monitoramento da disponibilidade e desempenho de aplicativos de internet. A Oracle disse que a compra fortaleceria suas ferramentas de detecção e solução de problemas em aplicativos no nível do usuário final.

16 de janeiro - Oracle anuncia a compra da BEA Systems e sua tecnologia de middleware por 8,5 bilhões de dólares. A tecnologia seria um componente-chave para as áreas de TI que estejam migrando para SOA. A Oracle disse que os produtos da BEA irão “ampliar e aprimorar expressivamente” o seu middleware Fusion.

Fonte: computerworld

Abaixo, a lista completa das aquisições desde 2005:

AQUISIÇÕES EM 2007

Agile
A unificação da Oracle com a Agile criará uma solução de PLM integrada em toda a empresa.

AppForge

A aquisição dos ativos de propriedade intelectual da AppForge amplia a estratégia de aplicativos móveis da Oracle.

Bharosa

A unificação da Oracle com a Bharosa fornecerá a próxima geração de gerenciamento de acesso adaptável e baseado no risco.

Hyperion

A unificação da Oracle com a Hyperion oferecerá o sistema de gestão de desempenho empresarial mais completo e integrado.

LODESTAR

Com a adição da LODESTAR, a Oracle amplia sua suíte de aplicativos para concessionárias de serviços públicos, com soluções de gerenciamento de dados de medição e operação de energia.

Netsure Telecom Limited

A aquisição da Netsure amplia a suíte de aplicativos de comunicações da Oracle, incluindo business intelligence e análise para o domínio da rede.

Tangosol

A unificação da Oracle com a Tangosol criará a primeira plataforma integrada para altíssimo processamento de transações.

AQUISIÇÕES EM 2006

360Commerce

A unificação da Oracle com a 360Commerce reúne as melhores soluções de controle de produtos, cadeia de suprimentos e otimização – da empresa à loja.

Demantra

A unificação da Oracle com a Demantra estabelece o novo padrão da atualidade para as soluções de planejamento orientado pela demanda.

HotSip

Com a adição da HotSip, a Oracle complementará sua liderança em middleware e em infra-estruturas de comunicações para operadoras.

MetaSolv Software

A unificação da Oracle com a MetaSolv Software proporcionará um pacote completo de software para os principais processos de negócios do setor de comunicações.

Net4Call

A Oracle planeja continuar a oferecer suporte e desenvolvimento para os produtos da Net4Call dentro de seu novo roadmap de uma plataforma de prestação de serviços completa e baseada em padrões para o setor de telecomunicações.

Portal Software

A unificação das empresas Oracle e Portal Software gerará o primeiro pacote completo de software empresarial para o setor de comunicações.

Siebel

O CRM da Siebel, o ERP da Oracle, o Oracle Fusion Middleware e o Banco de Dados Oracle 10g se combinam para formar um conjunto completo de aplicativos para a era da informação, voltados para o cliente. Juntos, nós nos tornamos um parceiro mais forte e mais estratégico, com recursos complementares e máxima flexibilidade na implementação.

Sigma Dynamics

Com a aquisição dos ativos da tecnologia da Sigma Dynamics e em combinação com o Oracle Business Intelligence Suite e o Oracle Fusion Middleware, as empresas poderão utilizar a visão contida nas fontes de dados histórica e em tempo real para tomar melhores decisões em praticamente qualquer situação.

Sleepycat

Com a aquisição da Sleepycat, empresa privada que fornece software de banco de dados de código aberto para desenvolvedores de aplicativos embutidos, a Oracle agora oferece uma linha mais ampla de tecnologias de banco de dados embutido para os clientes.

SPL WorldGroup

A unificação da Oracle com a SPL oferecerá o pacote mais completo e integrado para atender às necessidades exclusivas do setor de serviços públicos.

Stellent

A unificação da Oracle com a Stellent complementará e ampliará o portfólio existente de soluções de gestão de conteúdo da Oracle.

Telephony@Work

Com a aquisição da Telephony@Work, a Oracle se tornará o primeiro fornecedor de aplicativos de CRM a unificar a tecnologia de central de atendimento baseada em IP e o software de CRM, proporcionando uma experiência completa "do cliente ao agente".

AQUISIÇÕES EM 2005


Context Media

A aquisição pela Oracle de determinados ativos da Context Media, grande fornecedor de software de integração de conteúdo empresarial, ampliará o Oracle Fusion Middleware e complementará os recursos de gestão de conteúdo empresarial do Oracle Collaboration Suite.

G-Log

Com a aquisição da G-Log, a Oracle planeja oferecer aos clientes a primeira solução Logistics Hub completa e orientada pela informação para a gestão global da cadeia de suprimentos e da logística.

i-flex

O compromisso da Oracle com as funções críticas para os negócios do setor bancário é a base do acordo de unificação Oracle/i-flex. Alinhando os talentos de ambas as organizações, teremos melhores condições de atender à evolução das necessidades do setor bancário.

Innobase

Com a aquisição da Innobase, empresa que desenvolve tecnologia de banco de dados de código aberto transacional e discreto – InnoDB – a Oracle planeja aumentar o suporte ao software livre.

Oblix

A força das soluções para gerenciamento de identidades da Oblix somada aos negócios de software e serviços da Oracle no mundo todo darão aos clientes uma capacidade sem precedentes de incorporar a identidade à sua infra-estrutura de software e aos aplicativos.

OctetString

A unificação da Oracle com a OctetString traz a excelente solução de diretório virtual para uma suíte que contém os melhores produtos de gerenciamento de identidades e acesso.

PeopleSoft

A unificação da Oracle com a PeopleSoft reúne os mais brilhantes e talentosos profissionais do mercado de software empresarial. Planejamos acelerar a inovação e oferecer aos clientes uma solução superior por um preço mais baixo.

ProfitLogic

A unificação da Oracle, ProfitLogic e Retek gerará a solução de software mais completa do setor de varejo, ajudando a criar empresas de varejo fortemente integradas e voltadas à visão dos clientes.

Retek

A unificação da Oracle com a Retek proporcionará uma solução de varejo completa que inclui funcionalidade de back office para finanças e recursos humanos e se estende ao planejamento, marketing, cadeia de suprimentos e canais de varejo.

TempoSoft

Com a aquisição do aplicativo TempoSoft Workforce Management e da propriedade intelectual a ele relacionada, a Oracle passa a oferecer aos clientes uma suíte completa para gerenciar horas e mão-de-obra, faltas e programação, a fim de atender a uma demanda prevista de carga de trabalho.

Thor Technologies

A unificação da Oracle com a Thor traz uma excelente solução de provisionamento de usuários em toda a empresa para uma suíte que contém os melhores produtos de gerenciamento de identidades e acesso.

TimesTen

A unificação da Oracle com a TimesTen fornecerá produtos, conhecimento, experiência e recursos para atender às demandas crescentes dos setores em tempo real e à evolução da Empresa em Tempo Real.

TripleHop

A aquisição pela Oracle de determinados ativos da TripleHop Technologies, Inc., empresa fornecedora de tecnologia e produtos de pesquisa empresarial relacionados ao contexto, irá ampliar o desenvolvimento de uma pesquisa empresarial completa pela Oracle.

Fonte: Oracle

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A importância de multiplexar os arquivos de controle (control files) no Oracle

Olá,

O arquivo de controle (control file) de um banco de dados Oracle é um arquivo binário que contém algumas informações críticas do banco de dados, tais como:
  • Nome do banco de dados
  • Informações de checkpoint
  • Números de seqüência de registro de log
  • Histórico de logs de arquivamento (Archive Log history)
  • Timestamp da criação do banco de dados
  • Os nomes dos arquivos de dados e de registro de redo log
  • Redo threads – informações do arquivo de redo log corrente)
  • Modo de operação corrente do banco de dados (ARCHIVELOG ou NOARCHIVELOG)
  • Informações de blocos de banco de dados corrompidos
  • Informações de backup do RMAN (catálogo do RMAN se o mesmo estiver sendo usado)
O tamanho do arquivo de controle é determinado pelos seguintes parâmetros:
  • maxlogfiles
  • maxlogmembers
  • maxloghistory
  • maxinstances
  • control_file_record_keep_time
O arquivo de controle é usado pela instância do Oracle para montar, abrir e atualizar o banco de dados a sua perda pode fazer com que a instância seja abortada. A perda completa de todos os arquivos de controle junto com algum outro arquivo de dados pode significar um dos cenários de recuperação mais difíceis para o DBA. Esse é o motivo pelo qual o arquivo de controle está entre os arquivos de banco de dados mais críticos e deve ser protegido a qualquer custo.

O Oracle fornece o mirroring de software (espelhamento) também chamando de multiplexing para o arquivo de controle, por meio do qual várias cópias do arquivo de controle podem ser especificadas. Essas cópias são todas gravadas simultaneamente pela instância do Oracle e, no caso de perda de uma cópia, as outras cópias ainda estarão disponíveis.

O número das cópias do arquivo de controle e sua localização são especificados com o parâmetro de inicialização de instância do banco de dados CONTROL_FILES. Esse parâmetro deve ser definido com pelo menos duas localizações diferentes (de preferência três), de preferência, cada uma em um disco diferente e um controlador de disco diferente. Todas as cópias do arquivo de controle no mesmo disco anularia o propósito, porque uma falha de disco afetaria todas as cópias simultaneamente. Uma controladora diferente para cada disco adiciona outra camada de segurança, porque além de proteger contra a falha de disco, essa configuração também protege contra a perda de uma controladora de disco. Em resumo, se o arquivo de controle foi multiplexado para três discos diferentes, e se todos esses três discos, usassem a mesma controladora, a instância ainda estaria sujeita a um único ponto de falha. Isso acontece porque uma falha na controladora de disco faria com que todos os três discos e, portanto, os arquivos de controle se tornassem indisponíveis.

Existem duas maneiras de multiplexar os arquivos de controle:

- Através do spfile (A partir do Oracle 9i)
- Através do init pfile (Oracle 8i e anteriores)


Através do spfile

1 - alter system set control_files = 'caminho do controlfile 1', 'caminho do controlfile 2', ... SCOPE=SPFILE;
2 - feche o banco de dados (shutdown immediate).
3 - realize a cópia dos control files para os locais desejados utlizando comandos do SO.
4 - abra o banco de dados (startup).


Exemplo:

SQL> alter system set control_files = '/disco1/oracle/oradata/BD01/control01.dbf',
  2  '/disco2/oracle/oradata/BD01/control02.dbf',
  3  '/disco3/oracle/oradata/BD01/control03.dbf' scope=SPFILE;


Através do init pfile

1 - feche o banco de dados (shutdown immediate).
2 - realize a cópia dos control files para os locais desejados utlizando comandos do SO.
3 - altere o parâmetro control_file manualmente no arquivo de init com as respectivas localizações dos arquivos de controle.
4 - abra o banco de dados (startup pfile=initSID.ora).