domingo, 21 de outubro de 2007

Oracle 10g e 11g no Opensuse 10.3

Olá,


Para aqueles que são fãs da distribuição SUSE Linux, já está disponível desde o início de outubro o download da release final do openSUSE 10.3 com muitas novidades. Bom, quanto à instalação do Oracle 10g R2 e do Oracle 11g R1, as mesmas ocorreram sem problemas utilizando a opção -ignoresysprereqs ao executar o runinstaller no meu micro pessoal que é uma máquina AMD Semprom 2300+ com 768 MB de Ram que utilizo para estudo e testes.






Não irei descrever passo a passo a instalação, porque os manuais já oferecem este serviço, mas saliento que para o Oracle 11g R1, realmente é necessário 1GB de memória RAM, pelo menos, porque na minha máquina com 768MB de RAM ficou lento com o banco de dados aberto, mais o Oracle Enterprise Manager Database Console ativo e com a configuração da SGA/PGA no mínimo. Quanto à CPU da máquina, é recomendado um processador mais rápido de preferência, como um Pentium IV 2 GHz ou superior. Estou falando isso para quem quiser instalar em uma máquina pessoal na qual será usada para estudo, etc...

Para instalar o Oracle 11g R1 em um servidor de produção na qual terá acessos simultâneos, favor atender aos requerimentos obrigatórios como recursos de hardware, configuração de parâmetros de Kernel, requerimentos de software (libs), etc...

ATENÇÃO!!

Da primeira vez, eu baixei o CD do openSUSE 10.3 (CD-KDE 695MB) e realmente não consegui instalar o Oracle porque ele não vem com alguns utilitários como o make e bibliotecas de desenvolvimento C/C++ (glibc) necessárias durante o relinkagem dos executáveis, por isso, será necessário baixar e instalar a versão em DVD (Installation DVD 4.1GB).

Para a instalação tanto do Oracle 10g R2 como do Oracle 11g R1, para evitar o erro abaixo ocasionado ao invocar o Oracle Universal Installer:

xcb_xlib.c:52: xcb_xlib_unlock: Assertiva `c->xlib.lock’ falhou.

será necessário setar a variável de ambiente como mostrado abaixo:

export LIBXCB_ALLOW_SLOPPY_LOCK=1

Após isso, o OUI carregará sem problemas.

No meu caso, eu criei dois usuários de sistema operacional: Oracle10g e Oracle11g, duas partições: /u10g e /u11g e setei as variáveis de ambiente .profile para cada usuário Oracle respectivo.

Segue abaixo, alguns screenshots:

Oracle 10g R2


Oracle 11g R1






Para maiores informações sobre a instalação do Oracle 11g R1, acesse a documentação oficial no site da Oracle.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Certificação Oracle OCA,OCP, OCM ...

Olá,

O processo para obter a certificação Oracle, se resume em ter êxito em um conjunto de exames em formato eletrônico, todos em inglês (alguns poderão estar disponíveis em português) e de múltipla escolha, que deverão ser realizadas pelos candidatos "onsite" em centros autorizados. Estes exames são oferecidos pelos centros autorizados da Prometric Thompson disponíveis em todo o mundo e para cada curso da área desejada existe um exame correspondente. Para quem tem experiência em gerenciar o banco de dados Oracle, porque não tentar obter uma certificação? Darei mais detalhes sobre os exames logo mais abaixo.

Atualmente (até a publicação deste artigo), a Oracle trabalha com os seguintes níveis de certificação para banco de dados:

Fonte: Oracle

O programa de certificação Oracle "certification paths" abrangem não só administração de banco de dados, mas também Aplicações, Middleware (web application server administrator e application developer) e Linux. Por exemplo, dentro da categoria Middleware são oferecidos exames para os produtos Oracle 10g AS, Oracle9iAS, Oracle9i Forms e Oracle 6i Forms enquanto que na categoria Aplicações são oferecidos exames para Oracle E-business Suite 11i, Siebel 7.7 CRM Applications, Enterprise PeopleTools 8.48, etc... Uma coisa importante a salientar é que os cursos e exames não precisam necessariamente serem realizados em uma seqüência obrigatória específica, mas a seqüência da certificação precisa obrigatoriamente seguir a ordem OCA > OCP > OCM.

O que são as certificações OCA, OCP e OCM?
 
Oracle Certified Associate é o nível inicial para certificações, neste nível o candidato terá feito basicamente as primeiras provas dependendo da carreira que escolheu. Este nível de certificação reconhece os candidatos que estão iniciando sua formação e os permite acessar algumas informações dentro da comunidade OCA no site da Oracle university (OU). Esta certificação é obrigatória para que o candidato se torne um OCP e conseqüentemente um OCM.

Oracle Certified Professional é o nível de reconhecimento para os candidatos que possuem habilidades técnicas avançadas em gerenciamento de banco de dados Oracle. Para a obtenção deste certificado, é necessário realizar pelo menos um curso oficial e, se for o caso, realizar uma última etapa conhecida como Hands On Course Requirement Form em que consiste em fornecer à Oracle as informações sobre a data de início da realização curso, local do curso, nome do centro autorizado ou instituição que ofereceu o curso, etc... Então, após a conclusão bem sucedida de todas as etapas, o candidato receberá o certificado diretamente da Oracle dos Estados Unidos em 6 ou 8 semanas. Para aqueles profissionais que estão fazendo um "upgrade" da certificação OCP, por exemplo, do Oracle 9i para o Oracle 10g não será necessário realizar esta fase.

Oracle Certified Master é o nível de reconhecimento superior Oracle. Este nível certifica o candidato como sendo "Expert" na área escolhida pelo candidato. Para tal o candidato já deverá ter a certificação OCP e também terá que se submeter às simulações práticas em ambiente reais. Sobre o curso de dois dias, são dados aos candidatos os cenários em que são pedidos para executar as tarefas técnicas que requerem configuração, diagnóstico, resolução de problemas, backup e recovery entre outros. Os cenários devem ser terminados dentro de um tempo específico e não há nenhuma questão do tipo múltiplo-escolha. É altamente recomendado que os candidatos tenham um mínimo de três a quatro anos da experiência prática em gerenciar Banco de dados Oracle complexos. Atualmente este exame é realizado em dois dias em um ambiente previamente montado nas seguintes cidades: Chicago nos Estados Unidos; Düsseldorf na Alemanha; Reading no Reino Unido; Seoul na Coréia; Hong Kong na China e Tokyo no Japão. Para ser um profissional OCM o candidato terá que freqüentar pelo menos dois treinamentos oficiais Oracle.
O exame prático para obtenção da certificação OCM focaliza em oito áreas de tópico preliminares:
  • Configuração da base de dados
  • Configuração de rede de Oracle
  • Instalação e configuração do Oracle Enterprise Manager
  • Disponibilidade da base de dados
  • Gerência de dados
  • Gerência da base de dados
  • Gerência de desempenho
  • Standby database and Data Guard
Como alguém se prepara para o OCM ? Ao contrário de outros testes da certificação que são compostos de questões de múltipla-escolha, o "practicum" do exame OCM requer que os candidatos pratiquem em um ambiente real "real-world".

A figura abaixo ilustra os exames necessários para obtenção da certificação:

Oracle 9i (Database Administrator)
Fonte: Oracle
Oracle 10g (Database Administrator)
Fonte: Oracle
Oracle 11g (Database Administrator)
Fonte: Oracle

Como proceder para marcar a data da realização do exame?

Como dito anteriormente, os exames podem ser marcados no site da Prometric exemplificado na figura abaixo:

Fonte: Prometric

Após criar uma conta de forma gratuita no site, você poderá escolher um centro autorizado em sua cidade e agendar a data do exame conforme um calendário. Este calendário é exibido de acordo com o centro autorizado escolhido pelo candidato na qual mostrará as datas e horas disponíveis para realização do exame em questão.
 

Fonte: Prometric
 

Escolha do exame:
 

Fonte: Prometric


Escolha do centro autorizado:

Fonte: Prometric

Todos os exames realizados (bem sucedidos ou não) são automaticamente atualizados dentro do histórico do candidato como mostra a figura abaixo:

Fonte: Prometric

O que é preciso saber para ter sucesso nos exames?

Ler o Oracle® Certification Program Candidate Guide disponível no site da Oracle é o primeiro passo. Para aqueles que querem obter a certificação, eu aconselho não somente estudar os materiais oficiais do exame pretendido, como também praticar em ambiente real o que foi aprendido. Realizar um curso para o exame pretendido se possível também não seria ruim, o problema é que atualmente estes cursos são muito caros.

Saliento que os exames abordam questões mais práticas e menos teóricas exatamente para avaliar a experiência do candidato. Para quem gosta de comprar livros, eu recomendo os guias de estudo da Sybex e acredito ser indispensável estudar e praticar os simulados, digo isso porque os simulados realmente imitam o ambiente real do exame a ser prestado, além de oferecer respostas às questões ajudando como um "guia de estudo". Outra vantagem em utilizar os simulados é a oportunidade que o candidato terá de se auto avaliar e relacionar os seus pontos fortes e fracos. Atualmente existem muitos por aí no mercado, mas a Oracle recomenda os softwares de simulação das empresas Self Test Software ou Transcender que realmente são muito bons e ajudam a fixar as partes teóricas. Para maiores detalhes acesse a página Practice Tests.

No mais, os exames em média permitem um tempo de duração entre 90 a 120 minutos (sujeita à alterações) com um percentual mínimo de 60% a 71% (sujeita à alterações) para aprovação e um preço variando entre $95 e $125 dólares, exceto para quem deseja obter a certificação OCM que atualmente está custando cerca de $2000 dólares.

Porque se tornar um Oracle Certified Professional ?

A razão número 1 para se tornar um Oracle Certified Professional é a oportunidade que o profissional tem de ganhar mais visibilidade e um maior acesso às oportunidades da indústria de TI. No geral, obter certificação em uma tecnologia ou produto, com certeza é a melhor maneira que um profissional tem de demonstrar seus conhecimentos e habilidades.


Para informações mais detalhadas sobre certificação e outros artigos relacionados ao assunto, acesse o site Oracle Certification Program