Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Minha experiência no GUOB Tech Day 2011 ...

Por Eduardo Legatti

Olá,

Quem não foi, realmente perdeu uma grande oportunidade de ver excelentes palestras e prestigiar grandes profissionais do mundo Oracle. Foi sensacional. Confesso que pequei em não realizar um networking de forma mais assertiva. No entanto, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente grandes DBAs e profissionais Oracle que são influências e referências para mim. A não presença do Francisco Munoz Alvarez no evento, por motivos profissionais, foi uma pena pois queria muito ter conhecido ele pessoalmente desta vez. irei aguardar uma próxima oportunidade. Uma pena também foi o Ricardo Portilho ter aberto mão de sua palestra em prol de outras, mas realmente foi uma atitude louvável. Conheci pessoalmente muitos mestres que antes só conhecia apenas virtualmente, como o Rodrigo Almeida, o Ricardo Portilho, o Marcus Vinicius Miguel Pedro, o David Ricardo e muitos outros que estavam presentes no evento, incluindo o Diretor da OTN Latin America, Pablo Ciccarello. Conheci também os palestrantes internacionais como Kuassi Mensah, Kai Yu, Graham Wood, Hans Forbrich, Arup Nanda, Debra Lilley, entre outros.


A organização do evento foi impecável, pena não ter havido cadeiras suficientes para todos em algumas sessões. Acabei perdendo a palestra do Rodrigo Mufalani sobre certificações Oracle. Algumas sessões realmente estavam lotadas e acho que não teria como os organizadores preverem a tamanha quantidade de pessoas em algumas sessões. Foi um sucesso. Para quem não sabe, o GUOB faz parte do LAOUC (Latin America Oracle Users Community) desde sua fundação em 2009 e a partir desta aliança, o LAOUC assim como a OTN, se tornou um grande apoiador dos eventos do GUOB, através do envio de material técnico e relacionamento com palestrantes internacionais. Ainda não me associei ao grupo, mas irei fazê-lo logo em breve ;-)


Após a abertura do evento iniciada pelo Presidente do GUOB Eduardo Hahn e pelo diretor da OTN Pablo Ciccarello, entrou em cena o arquiteto da Oracle Graham Wood, conhecido como um dos criadores do AWR e ADDM do oracle 10g/11g. Nesta palestra ele mostrou de forma online o Oracle Exadata carregando 1 TB de dados no banco de dados de forma incrivelmente rápida, além de mostrar a inserção de aproximadamente 8 billões de linhas em apenas 9 minutos. Logo depois assisti outra palestra dele sobre algumas funcionalidades escondidas do Oracle. Arup Nanda também palestrou sobre o Exadata e nos mostrou um novo perfil de profissional, o DMA (Database Machine Administrator).

Dentre as palestras de Kleuber Matta da Quest Software e Hans Forbrich, assisti a de Kai Yu que palestrou sobre virtualização do Oracle 11g/R2 RAC e sobre arquitetura e configuração do mesmo, até então um assunto que ainda preciso me dedicar.




Assisti também outra palestra do Hans Forbrich sobre algumas considerações de segurança do Business Inteligence do 11g. Dentre as palestras de Kuassi Mensah e Thomas Glufke, me interessei sobre a palestra do Marcus Vinicius Miguel Pedro onde ele abordou a disponibilidade de sites com o RAC Extended Cluster e confesso que me agregou muito conhecimento.


Nas últimas palestras, assisti o Arup Nanda falando sobre algumas melhores práticas no que se refere ao gerenciamento do banco de dados Oracle e conheci muito de sua personalidade. Ao final do evento, foram sorteados muitos brindes, entre eles alguns livros do próprio Arup Nanda e até um NetBook foi sorteado.



Enfim, o evento foi excelente e me agregou muitos conhecimentos. Portanto, parabenizo a todos os organizadores.





8 comentários:

Emerson disse...

Eduardo..

Muito bom seu post.Uma visão ampla.Realmente sei o quanto perdi por não poder ter isso ao GUOB, mas já estou me preparando para ir aos proximos eventos Oracle.

Parabéns pelo post.

Emerson
DBA Jr

Anônimo disse...

Sem palavras Para descrever o conhecimento de Arup Nandae e de Graham Wood.
Quando me desloquei para ir ao GOUB não sabia que seria tão produtivo.

samurai disse...

Excelente Post, aproveitei e coloquei um link direto pra ele do meu blog.

Abraços
Alessandro
http://aguimaraes.wordpress.com

Eduardo Legatti disse...

Olá Alessandro,

Obrigado pela visita e parabéns pelo Blog...

Abraços e até mais...

Francisco Munoz Alvarez disse...

Meu grande amigo, fico muito alegre em saber que voce gostou do evento e te posso garantir que no proximo ano sera ainda melhor ja que vou trazer ainda melhores palestrantes (algumas surpresas). Infelizmente devido a problemas pessoais e professionais so participei no Tour como organizador e com palestras virtuais em 4 paises, epero poder verte em pessoa no OOW Brasil no final do ano o no proximo ano. Um grande abraco pra voce e continua botando a tremenda energia e conhecimento que voce sempre da pra comunidade Oracle no Brasil e fora do Brasil.

Francisco Munoz Alvarez

Eduardo Legatti disse...

Olá Francisco,

Com certeza não faltarão oportunidades. Um grande abraço pra você e continue fazendo um excelente trabalho!! Obrigado pela visita.

Abraços e até mais ...

Marcus Vinicius disse...

Legatti,

Foi um prazer imensurável conhecê-lo pessoalmente!

Assim como te disse pessoalmente, repito aqui em público.

Sou DBA há meros 6 anos, e no meu começo, você e Rodrigo Almeida foram e continuam sendo as minhas maiores inspirações!

Você tem uma didática ímpar, é uma pessoa fantástica, com MUITO conhecimento em Oracle e com um espírito colaborativo IMENSO.

Obrigado por ter me dado a oportunidade de te conhecer e espero encontrá-lo aqui no GUOB Tech Day 2012.

Abraço!!

Vinicius

Eduardo Legatti disse...

Olá Vinicius,

O prazer foi meu! Foi ótimo conhecer você e todos os que ajudam a comunidade Oracle aqui no Brasil.

Abraços e até mais ...

Postagens populares