Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1024 x 768 e navegador Mozilla Firefox


terça-feira, 2 de setembro de 2008

Assistente de instalação para o Oracle Instant Client?

Por Eduardo Legatti

Olá,

Para quem não conhece o Oracle Instant Client, o mesmo está disponível para download nas plataformas Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, HP-UX e AIX. O Oracle Instant Client nos permite executar aplicativos que precisam realizar uma conexão com o banco de dados Oracle sem a necessidade de ter que usarmos o CD de instalação do Oracle client (8i/9i/10g). Se alguém precisar de um Oracle Client que utilize menos espaço em disco, que possua uma instalação simplificada, que disponibilize um arquivo TNSNAMES.ORA ou até mesmo o utilitário SQL*Plus, então o Instant Client será a escolha ideal. Como a Oracle não disponibilizou um assistente de instalação padrão, e realmente não foi necessário simplesmente pelo fato de precisarmos apenas baixar os pacotes necessários, descompactá-los em uma pasta e criar alguma variáveis de ambiente, então eu resolvi criar e compartilhar um assistente de instalação para a plataforma Windows (particularmente para o XP) utilizando o utilitário Inno Setup de forma a automatizar algumas tarefas como: incluir o diretório de instalação na variável PATH do sistema, criação de chaves de registro (TNS_ADMIN, NLS_DATE_FORMAT, NLS_LANG), além de disponibilizar as bibliotecas básicas juntamente com o SQL*Plus, o arquivo TNSNAMES.ORA e o arquivo glogin.sql.

Antes de instalar o software, é recomendável verificar se a estação de trabalho já possui um software Oracle Client instalado. Caso já exista uma versão client instalada, acredito não ser necessária a instalação de mais um client, pelo fato de poder haver conflitos. Portanto, a instalação será por sua própria conta e risco!
 
Abaixo estão algumas telas do assistente de instalação:


Durante a instalação, caso a chave ORACLE não exista, então a mesma será criada no registro do Windows em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE com alguns valores de seqüência como demonstrados na figura abaixo:


Ao final da instalação, o grupo de programa Oracle Instant Client será criado como mostrado na figura abaixo:


Para quem interessar, será necessário baixar o arquivo instantclient.zip (20M) e, após descompactá-lo, bastará apenas clicar no arquivo instantclient.exe para iniciar a instalação.

Google+

18 comentários:

Nico disse...

ola Eduardo parabens pelo otimo blog.

Estou com uma dificuldade na hora de realizar o teste de conexão com o banco de dados.

está retornando um erro ORA-12154: TNS:não foi possivel resolver o identificador de conexão especificado

sera que vc poderia dar uma ajuda ?

Eduardo Legatti disse...

Olá Nico,

Este erro significa que o arquivo TNSNAMES.ORA não foi configurado corretamente.

Certifique-se de que você definiu um nome "alias" para o nome do serviço neste arquivo de configuração, onde [SERVICO] seria qualquer nome que identifique o banco de dados na qual você está tentando realizar a conexão.

Não esqueça também de definir corretamente as informações de [SID] e [IP].

Qualquer dúvida leia o arquivo LEIA-ME.txt.

Até mais ...

Roberto disse...

Oieduardo, você podia me fornecer o Script desse instalador?

Eduardo Legatti disse...

Olá Roberto,

Atualmente os scripts estão sob a guarda da empresa onde trabalho, e apesar da autoria da criação dos scripts do assistente de instalação ser minha, eu não posso distribuir os mesmos.

Até mais ...

Anônimo disse...

Boa noite. Amigo este client funciona no windows vista? Abraços.

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Realizei a instalação do Instant Client sem problemas no Windows Vista.

Até mais ...

Marcelo Rodrigues Ferreira disse...

Eduardo,

Esse instalador tem alguma restrição ao processador de 64 bits ou atende qualquer um ?

Eduardo Legatti disse...

Olá Marcelo,

Eu não realizei testes de instalação na plataforma 64 bits, mas a biblioteca do instant client que eu utilizei foi a 32 bits. Você deverá realizar um teste para verificar.

Abraços e até mais ...

Renato F. O. Silva disse...

Eduardo, no site da Oracle só tem instalador do Instant Client no formato zip.

Teria como tu disponibilizares esse instalador versão executável que utilizaste no tutorial?

Grato.

Eduardo Legatti disse...

Olá Renato,

Basta apenas você baixar e descompactar o pacote instantclient.zip (20M). Após isso, você verá o executável. O link para download está no final do artigo.

Abraços

Legatti

Eduardo Novaes disse...

Olá Eduardo,

Parabéns pelo blog, gosto muito de ver suas postagens por que é certeza de que aprenderei algo novo.

Sou DBA oracle Jr e seu blog é uma excelente fonte de conhecimento.

Muito obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá Eduardo,

Obrigado pela visita e pelo comentário. Muito bom saber que meus artigos estão sendo úteis ;-)

Abraços e até mais

Legatti

Ruan Bianchi disse...

Amigo Boa tarde, consegue disponibilizar o oracle 12 com instant client?
abraços

Eduardo Legatti disse...

Olá Ruan,

Ainda não desenvolvi este instalador com o instant client do Oracle 12c. Se desejar, você pode baixar os arquivos diretamente do site da Oracle pelo link abaixo:

http://www.oracle.com/technetwork/database/features/instant-client/index-097480.html

Abraços

Legatti

Matheus Ferreira disse...

Eduardo boa tarde,

É possível instalar o oracle instant client em uma estação linux, para acessar um programa de servidor e banco de dados windows?

Eduardo Legatti disse...

Olá Matheus,

A conexão cliente com o servidor de banco de dados acontece independente da plataforma usada em ambos, ou seja, é possível instalar o Oracle Client/Instant Client em um Linux para acessar o banco de dados Oracle que está em um Windows e vice-versa.

Abraços

Legatti

Matheus Ferreira disse...

Eduardo,

Você presta consultoria? se sim poderia me informar seu email e telefone?
na empresa que trabalho o software ERP utilizado, roda apenas no windows, mas por questões de licenças preciso migrar algumas estações para o Linux, já fiz a emulação com o wine, mas não consigo instalar o oracle cliente, você poderia me ajudar?

Eduardo Legatti disse...

Olá Matheus,

Eu não presto consultoria mas a empresa em que trabalho sim. Em relação ao Oracle Instant Client, Se o sistema operacional é o inux, então você tem que fazer o download do Instant Client para o Linux (Linux x86-64). OS pacotes a serem baixados seriam Instant Client Package - Basic, Instant Client Package - SQL*Plus. Após baixar esses arquivos e descompactar em um diretório /instantclient, será necessário criar as variáveis de ambiente ORACLE_HOME, ORACLE_BASE, TNS_ADMIN e criar o arquivo tnsnames.ora com informações que aponte para o banco de dados de destino. Qualquer dúvida tente pesquisar sobre instalação do Oracle no Linux porque os passos para definição dessas variáveis são iguais.

Abraços,

Legatti

Postagens populares