Para melhor visualização, recomendo resolução de no mínimo 1280 x 800 e navegador Mozilla Firefox


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Anunciado exame SQL adicional como requisito para obtenção da certificação Oracle Database 10g OCA

Por Eduardo Legatti

Olá,

Recentemente, o Programa de Certificação da Oracle, anunciou um novo exame como requisito para obtenção da certificação Oracle Database 10g OCA. Portanto, àqueles que estão pensando em se tornar um profissional OCA 10g, é bom se apressarem. Neste artigo, eu apenas transcrevi o conteúdo deste anúncio (do inglês para o português), segundo o meu entendimento, de forma a ajudar àqueles que estão pensando em se tornar um profissional OCA 10g. Para acessar o texto original, acesse este link. Outras informações sobre a certificação Oracle, poderão ser encontradas no artigo de Outubro/2007.


Programa de Certificação Oracle

Anúncio de um novo exame SQL adicionado como requisito para obtenção da certificação Oracle Database 10g OCA

6 de Junho de 2008

Em 1 dezembro de 2008, o Programa de Certificação Oracle irá introduzir um novo exame SQL como requisito para obtenção do título Oracle Database 10g Administrator Certified Associate.

Além do exame Oracle Database 10g: Administration I (1Z0-042), os candidatos também serão obrigados a passar em um segundo exame adicional para obter a certificação. Este exame adicional poderá ser qualquer um dos três seguintes exames Oracle SQL listados abaixo:

Introdução ao Oracle9i: SQL (1Z0-007)
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z1-051)
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)

Atenção: Não há exigências de realização de cursos oficiais para a obtenção de certificação OCA.

Se você está atualmente em processo para obtenção do seu certificado Oracle 10g OCA, continuaremos a aceitar o único exame existente (1Z0-042) até o dia 30 de novembro de 2008. O novo requisito apenas produzirá efeitos a partir do dia 1 de dezembro de 2008. Todas as certificações obtidas no âmbito do exame atual, continuarão válidas de acordo com as regras que regem a sua validade. Todos os profissionais Oracle 10g OCA's que já obtiveram suas certificações no âmbito do exame atual serão capazes de atualizar as suas certificações para o Oracle 10g OCP através dos mesmos exames já existentes. Portanto, etapas adicionais não serão necessárias.

Por favor, visite a página a seguir para maiores detalhes: Oracle Certification Program Oracle Database 10g Administrator

Se você tem alguma dúvida sobre a nova certificação DBA 10g, entre em contato com a Oracle ocpexam_ww@oracle.com. Além disso, você poderá visitar o site de Programa de Certificação da Oracle em http://www.oracle.com/education/certification para mais informações. Para encontrar informações relativas à formação na sua área visite: http://www.oracle.com/education.

PERGUNTAS

Eu sou um DBA OCA 10g. Eu obtive a minha certificação realizando apenas o exame 1Z0-042. Precisarei realizar o exame novamente ou prestar um dos exames SQL para manter a minha atual certificação atualizada?
Não. O candidato que já detém a certificação OCA 10g, não precisará realizar nenhum exame complementar para manter a sua certificação atualizada.

Eu sou um DBA OCA 10g. Eu obtive a minha certificação realizando apenas o exame 1Z0-042. Precisarei preencher eventuais requisitos além do requisitos "hands on course" e o exame 1Z0-043, a fim de atualizar a minha certificação de OCA 10g para OCP 10g?
Não. Todos os candidatos OCA's 10g, independentemente se eles realizaram um ou mais exames, são elegíveis para atualizarem as suas certificações para OCP 10g ao completar os requisitos "hands on course" e aprovação no exame 1Z0-043.

Por qual motivo o Programa de Certificação Oracle tomou a decisão de adicionar mais este segundo exame para obtenção do certificado OCA 10g?
Na Oracle, freqüentemente realizamos profundas revisões de nosso programa de certificação para garantir que estaremos sempre oferecendo os melhores resultados para os nossos clientes e candidatos. O papel fundamental que a linguagem SQL desempenha na profissão de um DBA Oracle 10g, faz com que a mesma seja um componente altamente importante para obtenção da certificação.

Se eu tiver que realizar os dois exames para me tornar certificado, haverá alguma relação entre o primeiro o segundo exame?
Os certificados Oracle são emitidos com base em requisitos de certificação em vigor no momento da conclusão do último requisito. Na Oracle, poderemos atualizar os requisitos de certificação de modo a garantir que atenderemos não só as necessidades da comunidade de certificação Oracle, mas também a de nossos clientes.

Existem quaisquer exceções para a realização do segundo exame?
Não. Após o dia 30 de novembro de 2008, não existirão quaisquer exceções para a realização do segundo exame. Se você marcar o exame 1Z0-042 antes do dia 30 de novembro de 2008, mas não o realizar até o dia 30 de novembro de 2008, então será necessário realizar ambos os exames a fim de se tornar um DBA OCA 10g. Portanto, a certificação deverá ser concluída até o dia 30 de novembro de 2008.

Eu passei no exame 1Z0-042 antes do dia 30 de novembro de 2008, mas eu ainda não recebi o meu certificado. Será necessário realizar um dos exames SQL adicionais, a fim de me tornar um profissional OCA 10g?
Não. Qualquer candidato que passe no exame 1Z0-042 até o dia 30 de novembro de 2008, passará a ser um profissional OCA, mesmo que o certificado chegue pelo correio após o dia 30 de novembro de 2008.



31 comentários:

Anônimo disse...

Terminei o curso recentemente, é melhor eu me apressar para tirar a certificação. Muito boa dica Eduardo obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Boa sorte Flávio. Aliás, aproveitando este comentário, quero apenas salientar que para obtenção da certificação Oracle OCA 11g, este requisito já era obrigatório, ou seja, para obter o título OCA 11g, será necessário realizar os seguintes exames:
Introduction to Oracle9i: SQL (1Z0-007)
ou
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z0-051)
ou
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)
+
Oracle Database 11g: Administration I (1Z0-052)

Unknown disse...

Tudo bem Eduardo!
Tambem sou de BH e encontrei seu blog no google.

Estou pesquisando sobre certificação oracle, pois estou querendo obter a primeira certificação, no caso a OCA.

Logo, minha duvida é quanto a versao.

Qual voce recomenda ?

11g ? Por ser mais recente ?

Quais as provas obrigatorias ?

Qualquer uma dessas abaixo ?
Introduction to Oracle9i: SQL (1Z0-007)
ou
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I (1Z0-051)
ou
Oracle Database SQL Expert (1Z0-047)
+
Oracle Database 11g: Administration I (1Z0-052)

Obrigado.
Até logo.

Eduardo Legatti disse...

Olá,

Realmente esta é uma pergunta que só deverá ser respondida por você. Se você está falando sobre a trilha DBA, o que eu posso lhe dizer é o seguinte: Ainda existem muitos bancos Oracle 9i por aí, mas para fins de certificação, realmente já foi-se tempo. O Oracle 10g é amplamente utilizado e acredito que ainda o será, pois o Oracle 11g ainda é bem recente e acredito que muita gente ainda irá esperar o lançamento da release 2. No mais, para obtenção da certificação OCA 11g, você deverá realizar 2 exames, sendo que para tirar a certificação 10g OCA você terá que realizar apenas 1 exame (1Z0-042), isso se você a realizar até 1 de dezembro/2008. para maiores detalhes, você pode acessar o artigo de Outubro/2007.

Até mais ...

Legatti

Unknown disse...

Olá Eduardo. Havia começado os estudos visando a certificação OCA 10G e não vai haver tempo para eu ver todo o conteúdo - em inglês - até 30/11/2008. Existe material em português para realização da prova ainda sem modificação? Existe material, mesmo em inglês, que contemple os dois conteúdos para fazer a prova a partir de 01/12/2008? Tenho experiência de 6 anos em PL/Sql, será que o conhecimento seria suficiente para fazer a prova de 1Z0-007 ou 1Z0-051 mesmo sem material formal?
Grato pelo esclarecimento

Eduardo Legatti disse...

Olá Fabio,

Acho que 2 meses é mais do que suficiente para estudar e praticar os tópicos abordados pelo exame Oracle Database 10g Administration I 1Z0-042. Bem, conseguir material em português é sempre mais difícil, a não ser que você consiga as apostilas oficiais de cursos da Oracle. Como você já tem experiência em PL/SQL, acredito que você não terá grandes dificuldades em realizar o exame 1Z0-007, mas como o PL/SQL é voltado mais para a trilha "Developer", é altamente recomendável que você estude e pratique os tópicos do exame 1Z0-007. Caso você consiga algum material da SYBEX, realmente vale a pena. No mais, caso você consiga algum simulado tipo Self Test Software 1Z0-042 Oracle Database 10g Administration I ou Self Test Software 1Z0-007 Introduction to Oracle9i, será muito bom para que você os utilize para estudar e praticar a fim de assimilar mais profundamente os conceitos e tópicos mais abordados nestes exames.

Boa sorte, e até mais ...

Unknown disse...

Opa, muito obrigado por sua resposta! De fato dois meses é um prazo razoável, tenho material e os simulados para o exame OCA 10g, todos em inglês daí a questão do tempo. Realmente PL/Sql é mais pra linha developer, você captou o que eu quis dizer, para fazer qualquer outra prova, mesmo que fosse de sql básico, seria necessário sem dúvida dispor de mais materiais. Caso saiba de algum link que disponha materiais, agradeço a dica.
Mais uma vez muito obrigado por sua atenção!

Marcos Grimm disse...

"Atenção: Não há exigências de realização de cursos oficiais para a obtenção de certificação OCA"

Fábio, quando fui procurar informações sobre certificação me disseram que era um pré-requisito para a certificação.

Fiquei preocupado, pois o preço dos cursos é altíssimo. Qual das informações está correta?

Marcos Grimm disse...

Desculpe, acabei confundindo os nomes.
No comentário passado queria dizer Eduardo.

Unknown disse...

Fala Marcos,

De fato, para a primeira certificação (OCA) não é obrigatória a realização de nenhum curso, basta estudar por conta. Os cursos são caríssimos mesmo. Sobre o material da sybex, inclusive simulados, citado pelo Legatti- material excelente e completo - você encontra facilmente, basta procurar no lugar correto ;-).
Já estou estudando, mas por ser em inglês, talvez não consiga a tempo.

Eduardo Legatti disse...

Marcos,

Para realizar os exames, o candidato não precisa comprovar que fez algum curso oficial da Oracle, inclusive não precisa comprovar curso algum para receber o certificado OCA. Agora, para receber o certificado OCP, aí realmente será necessário que o candidato comprove que realizou pelo menos um curso oficial da Oracle, ou seja, você pode passar em todos os exames para obtenção da certificação OCP, mas se você não comprovar que realizou algum curso oficial (esta fase se chama Hands On Course Requirement), então a Oracle não enviará para você o certificado OCP.

Em resumo, para receber o certificado OCA não será necessário comprovar a realização de algum curso oficial da Oracle, bastando apenas passar nos exames em questão.

Até mais ...

Marcos Grimm disse...

Olá Pessoal,
Obrigado pela ajuda!

já vou começar a estudar, pra quem sabe daqui um tempo ser um concorrente de vocês hehehe

valeu pela informação =)

abraços

Eduardo Legatti disse...

Bem, eu não diria concorrente, mas colega de profissão ou melhor ainda, colaborador da comunidade Oracle ;-)

Bons estudos e boa sorte!

Até mais ...

Editor - Meu Supermercado Virtual disse...

Olá Eduardo,
Achei seu blog no google e esse post me salvou...estava estudando para a prova 1z0-052 do 11g achando que apenas com ela obteria o OCA. Pelo que li é melhor fazer a do 10g mesmo até novembro. Estudei apenas o 11g, acha que dá pra fazer a prova do 10g sem muito problema? Parabéns pelo blog e pela qualidade dos posts.

Att,

Fernando Dantas
fernando.dantas@gmail.com
http://www.fernandodantas.com.br

Eduardo Legatti disse...

Olá Fernando,

Realmente para tirar a certificação OCA 11g, além de ter que realizar o exame Oracle Database 11g: Administration I 1Z0-052, é necessário que o candidato também faça qualquer um dos exames abaixo:

* 1Z0-001 Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL
* 1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL
* 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
* 1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

Neste caso, para "fugir" desses exames, você terá até o dia 30 de novembro de 2008 para fazer apenas o exame Oracle Database 10g: Administration I 1Z0-042 para então tirar a certificação OCA 10g. Como você já está estudando para o exame 1Z0-052, acredito que você não terá maiores dificuldades, mas eu não hesitaria em dar uma boa olhada nos tópicos do exame
Oracle Database 10g: Administration I 1Z0-042

Boa sorte.

Até mais ...

Anônimo disse...

Gostaria de tirar uma dúvida, estou pensando em fazer a prova de OCA developer e verifiquei pelas suas informações que até o dia 30 de Novembro ainda não mudou a forma de avaliação, então gostaria de aproveitar e fazer até lá, só que estou em dúvida de qual prova é a correta para conseguir a certificação.
Obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

O artigo se refere à trilha Database Administrator (Oracle 10g DBA OCA). No caso da triha OCA Developer, vou assumir (9i Oracle9i Forms Application Developer), para tirar a certificação Oracle PL/SQL Developer Certified Associate, é necessário que o candidato realize um dos exames abaixo:

Introduction to Oracle9i SQL 1Z0-007
ou
Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL 1Z0-001
ou
Oracle Database SQL Expert 1Z0-047

mais o exame complementar abaixo:

Program with PL/SQL 1Z0-147

Até mais ...

Anônimo disse...

Ok, Obrigado Eduardo... ajudou muito... A certificação developer, não tem nada haver em relação aqueles prazos do dia 30 de novembro ? Ou para consigui-lá deverá realmente fazer essas provas
Introduction to Oracle9i SQL 1Z0-007
ou
Introduction to Oracle: SQL and PL/SQL 1Z0-001
ou
Oracle Database SQL Expert 1Z0-047

mais o exame complementar abaixo:

Program with PL/SQL 1Z0-147
Obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá,

Exatamente ... Os prazos são somente referentes à trilha DBA 10g, mesmo porque, no caso da trilha Developer, o exame SQL já era obrigatório desde o início ;-)

Boa sorte.

Fabrício disse...

Olá Eduardo!

Gostaria de uma opinião sua, se possível, pretendo tirar a certificação OCA no segundo semestre desse ano (2009). Minha dúvida é: tiro para o Oracle 10G ou 11G?

Fabrício

Eduardo Legatti disse...

Olá Fabrício,

O Oracle 11g release 1 foi lançado em Julho de 2007, ou seja, já faz 1 ano e meio ... e acredito que neste ano (2009) será lançado a release 2. Portanto, quanto às certificações, acredito que já é hora de investir no Oracle 11g.

Até mais ...

Anônimo disse...

Ola Eduardo. Quais as provas para a certificacao do 10g que preciso fazer. Vc possui algum transcender ou link para que eu possa baixar um e estudar. Desde ja parabens pelo blog e obrigado.

Unknown disse...

Você precisará fazer duas provas: sql fundamentals 1z051

e a de administração:

1z042

Sobre os links, você acha fácil na mula. Eu baixei coisas de lá. Agora, gostaria que o Eduardo nos desse, se possível, um passo a passo, para se inscrever para as provas, e mais: eu poderia fazer a de fundamentos de sql agora, e a outra, por exemplo, daqui a uns 4 meses?
Grato

Eduardo Legatti disse...

Olá Ninato,

Você pode obter todas as informações em relação aos exames no site da Oracle, especificamente na seção de certificação.

Quanto aos simulados, é comum os fabricantes disponibilizarem algumas demos. Então, você pode tentar realizar o download dos mesmos em http://www.selftestsoftware.com/ ou http://www.transcender.com/

Boa sorte e até mais ...

Eduardo Legatti disse...

Olá Fábio,

Em relação a um "passo a passo" de como se proceder para a marcação de um exame, você pode acessar o artigo de Outubro/2007 - Certificação Oracle OCA,OCP, OCM ...

No mais, não existem restrições com relação às datas dos exames.

Boa sorte ...

Anônimo disse...

Olá Eduardo,

Para fazer o exame 1Z0-042 eu ja preciso ter sido aprovado em um dos exames de SQL ou posso fazê-lo posteriormente? Obrigado!

Eduardo Legatti disse...

Olá Anônimo,

Você poderá realizar os exames na ordem que desejar, ou seja, não há uma ordem obrigatória a ser seguida.

Até mais ...

Unknown disse...

Olá Eduardo, estou dando inicio aos estudos para certicação OCA em oracle 10g ou 11G. Gostaria de saber em qual das duas versões de oracle eu encontro as provas em Português? Lembrando que a principio eu estarei fazendo apenas as duas provas para certifação OCA.
Grato

Eduardo Legatti disse...

Olá Claudiomiro,

Pelo que sei, somente o exame 1Z0-007 Introduction to Oracle9i: SQL tinha a opção do idioma Português, mas receio que nem mesmo esse exame esteja mais disponível neste idioma. Portanto, a única opção é o idioma Inglês, sendo que para alguns exames ainda exista a opção do idioma Japonês.

Abraços e até mais ...

jorgeff disse...

Boa tarde Eduardo,

Primeiramente, meus parabéns pelo seu blog. Eu gostaria de saber se você pode me auxiliar com o seguinte, eu passei nas provas 1Z0-051 e 1Z0-052, obtive o OCA 11g e agora estou terminando os estudos para a prova 1Z0-053, porém ainda não sei como procederei para validar a certificação,uma vez que necessitarei de um curso oficial. Você tem alguma sugestão para me passar sobre o curso oficial? Eu vi que no site da Oracle tem as opções de curso presencial, curso online e comprar o cd do curso, todos eles valem para validar o OCP,ou é apenas o presencial? Eu estou pensando em ir em São Paulo, até entrei em contato com a EN-SOF, mas ainda não obtive as respostas que precisava, e para não dar nenhuma mancada gostaria da opinião de alguém mais experiente.

Desde já, muito obrigado.

Eduardo Legatti disse...

Olá Jorge,

No site da Oracle, algumas páginas mostram que tanto os cursos presenciais ou online com instrutor são válidos. Os CDs são apenas para preparação para o exame e não valem como um curso.

https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=653&get_params=p_id:51#tabs-2

Oracle Database 11g - Certification Path

Step 2 - Complete one of these courses.

Candidates must complete one instructor-led course. Courses can be instructor-led in-class (ILT), a live virtual class (LVC) or training on demand (TOD). Self-study CD and online courses are great preparation tools, but do not fulfill the training requirement.


http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=112

Por favor, note que somente o instrutor em sala de aula ou o instrutor dos cursos onlines aprovados pela lista de cursos da Oracle University contam como requerimento para a Cerficação. CDs de auto-estudo e centros de conhecimentos, são excelentes fontes de estudos e referências, mas NÃO atende todos os requerimentos para uma certificação.

Em relação aos cursos, você pode escolher qualquer um dos cursos listados no link abaixo:

DATABASE CERTIFICATION HANDS-ON COURSE LIST

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=244

Lembre-se que você pode fazer o exame a qualquer momento. Apenas para receber o certificado pelo correio é que você deverá comprovar que fez algum curso oficial da Oracle.

Abraços e até mais...

Legatti

Postagens populares